domingo, 13 de abril de 2014

18ª edição do ExpoVinis Brasil, principal evento de vinhos da América Latina


Profissionais e apreciadores do universo do vinho estão na contagem regressiva para o ExpoVinis Brasil 2014, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 24 de abril e promete mais uma safra de excelentes tintos, brancos, rosés e espumantes. O evento chega à sua 18ª edição consolidado como um dos mais importantes do setor vitivinícola mundial e apresenta as tendências e os lançamentos do segmento, além de discutir o mercado, que nos últimos dez anos registrou, no Brasil, um aumento de 200% em volume e 400% em valor.
Os principais países produtores de vinho já confirmaram participação no ExpoVinis Brasil 2014 e desembarcam por aqui as novidades da África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Países ainda pouco conhecidos no mercado brasileiro também apresentarão seus rótulos, enriquecendo a experiência de quem participa do evento. É o caso da China – maior consumidor mundial de vinho tinto –, Grécia, Holanda, Polônia e Peru
Entre os destaques estão o espaço da França, que vai reunir 50 produtores das principais regiões da França: Bordeaux, Loire, Beaujolais, Champagne, Alsace, Languedoc Roussillon e Vallée du Rhône, e Portugal, que vem representado pelas Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo – uma das mais tradicionais regiões produtoras do país – e o grupo ViniPortugal. O Chile, país número 1 no ranking de importações no Brasil, terá o espaço Wines of Chile de negócios e traz ao evento dez vinícolas em busca de importadores em nosso mercado. 
O Brasil reúne novamente alguns dos principais produtores nacionais e mais de 80 vinícolas apresentam suas novidades. No stand do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estarão nomes como Miolo, Dunamis, Perini, Peterlongo e Tecnovin. A Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) reúne importantes produtores de Santa Catarina, entre eles Villagio Grando, Suzin e Kranz. Vinícolas com espaço próprio também poderão ser “degustadas” pelos visitantes: Aurora, Vinícola Garibaldi, Lídio Carraro – que produz o vinho oficial da Copa do Mundo –, Pizzato, Pericó e Salton
As importadoras Adega Alentejana, Barrinhas, Bodegas Selecionadores de Vinhos e Caves Santa Cruz são algumas das já confirmadas para o ExpoVinis 2014, assim como o grupo Concha y Toro, através da VCT Brasil.
Além dos lançamentos do mundo do vinho, uma das novidades apresentadas para o ExpoVinis 2014 atende a uma das principais demandas de quem participa da feira: o traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do evento até a estação. Para que os visitantes voltem para casa com mais rapidez e segurança, foi anunciada a parceria com o aplicativo ‘99Táxis’, com o qual é possível solicitar o táxi diretamente pelo celular e receber informações como placa do veículo, contato do motorista e previsão de chegada do carro; tudo para atender, com mais rapidez e segurança, as 19 mil pessoas esperadas nos três dias do evento. 
“Incrementamos diferentes aspectos da feira de acordo com a demanda dos expositores e dos visitantes. O objetivo é reforçar a importância do ExpoVinis como uma plataforma efetiva para os negócios no mercado e um sólido ponto de encontro dos profissionais do mundo todo, além de pensar um evento que corresponda às expectativas e necessidades do setor”, resume Clélia Iwaki, diretora da BTS Informa, que, juntamente com o grupo francês Comexposium, forma a joint venture SIAL Brasil Feiras Profissionais, responsável pela organização do ExpoVinis Brasil a partir deste ano – até 2013, a feira era organizada pela Exponor Brasil. “A aquisição é estratégica e trará benefícios não só para a feira, mas também para o mercado, que terá um evento ainda mais representativo.” 
Também importante será a parceria com a Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), que irá reciclar todas as garrafas descartadas durante a feira. A associação, que montou o primeiro programa de reaproveitamento de vidro do Brasil, irá recolher e reciclar as cerca de 60 mil garrafas que devem ser consumidas no ExpoVinis.
O aguardado concurso Top Ten, que elege os melhores vinhos do evento, está confirmado em 2014, quando voltará a indicar os rótulos representativos nas categorias Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez será dividido nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces. 
Para eleger os melhores do ExpoVinis Brasil, foi escolhido um júri com importantes profissionais do mundo do vinho como Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano, Jorge Carrara, da revista Prazeres da Mesa e site Basilico, e Suzana Barelli, da revista Menu, que estreia como jurada da prova. Completam a lista José Maria Santana (revista Gosto), José Luiz Borges Alvin (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Marcio Oliveira (SBAV-MG e Vinotícias), José Luiz Pagliari (SBAV-SP e Senac-SP), Celito Guerra (Embrapa-RS) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho). Os premiados serão conhecidos em uma cerimônia oficial no dia 22 de abril, primeiro dia do evento, às 11 horas da manhã
Presidem o júri do concurso – e participam da avaliação – os consultores José Ivan Santos, autor de importantes livros sobre o mundo do vinho – como ‘Conheça Vinhos’, escrito em parceria com Dirceu Vianna Jr., um dos dois latino-americanos a conquistarem o título de Master of Wine –, e Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.
A programação da 18ª edição do ExpoVinis Brasil também traz as esperadas Degustações Premium, reunindo vinhos top em provas conduzidas por alguns dos maiores especialistas em rótulos nacionais e internacionais. 
Este ano, duas degustações especiais marcam o evento. Pela quarta vez consecutiva, o Chile é tema de uma das provas top da feira: no dia 22 de abril, às 19h30, Jorge Lucki conduz o tasting “Os Vinhos Premiados do Chile”. No dia 23, também às 19h30, é a vez do especialista Carlos Cabral falar sobre “Vinhos do Porto – Vintages Portugueses”. 
Os rótulos ganhadores do Top Ten serão o tema de três degustações: no dia 22, às 17 horas, os jurados do concurso falam sobre os grandes vencedores da prova. No dia 23, às 15 horas, será a vez da degustação ‘Grandes Espumantes e Brancos do Top Ten ExpoVinis’. E no mesmo dia, às 17 horas, serão degustados “Os Grandes Tintos do Top Ten ExpoVinis’. 
Para encerrar o evento, no dia 24 de abril a degustação será de ‘Tintos Nacionais – Vinhos de Altitude de Santa Catarina’. Duas palestras também serão realizadas: uma no dia 22 de abril, às 15 horas, com o tema ‘E-commerce - a logística do comércio eletrônico’, e outra sobre os princípios básicos de harmonização no dia 24, às 18 horas. 
As Degustações Premium e a palestra têm vagas limitadas e é preciso se inscrever aqui: http://www.expovinis.com.br/pt/atividades-paralelas/degustacoes-premium.
As Rodadas de Negócios, uma das atividades mais importantes do ExpoVinis Brasil, foram ampliadas em 2014 e este ano o evento recebe compradores de países como Argentina, México, Paraguai, Peru e Estados Unidos. As rodadas consistem em mediar o contato entre expositores e compradores dos principais canais de distribuição do vinho através de reuniões agendadas pela organização do evento de acordo com a demanda e o perfil do expositor. Esta atividade paralela contribui para a missão fundamental da feira, que é gerar negócios e promover o crescimento do setor.

Nenhum comentário: