sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vinícola Peruzzo, de Bagé, em nova fase



                              Adolfo Lona supervisiona a enologia da Peruzzo
                                   Lindonor Peruzzo é o proprietário da vinícola
                                   Fotos DU/JN

Tauê Hamm assumiu a área comercial e de marketing da Vinícola Peruzzo, em Bagé, que andou vivendo um período de instabilidade – falou-se até que poderia ser vendida –, mas agora retomou o ritmo, aproveitando a época da safra 2014. O enólogo argentino Adolfo Lona continua sendo o supervisor enológico. A empresa localizada na Região da Campanha iniciou a colheita das uvas brancas, está estimulando o enoturismo e pretende agredir mais fortemente o mercado. Até então, a Peruzzo havia se contentado com o mercado cativo garantido pela rede de supermercados de seu proprietário, Lindonor Peruzzo, que cobre vasta região da Campanha, da Zona Zul e da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A Vinícola Peruzzo iniciou a colheita das uvas da variedade Chardonnay , destinadas à elaboração dos espumantes pelo método champenoise. Localizada em Bagé, na Região da Campanha, a vinícola tem produzido em torno de 80 mil garrafas/ano de vinhos finos e espumantes com uvas provenientes de vinhedos próprios. Sob a supervisão do enólogo argentino Adolfo Lona, as uvas da safra 2014 estão sendo colhidas e processadas sob critérios que buscam enaltecer o “terroir” da região. Segundo o enólogo, as condições climáticas da região associado com os rigorosos cuidados na produção, permite elaborar excelentes vinhos. Com uma filosofia bem clara, a qual busca extrair ao máximo as qualidades da uva, o enólogo faz uso muito limitado de insumos enológicos e reduz a produção do vinhedo a 2 Kg./planta, o que diferencia os produtos no mercado tanto na qualidade como na filosofia de elaboração. As uvas tintas serão colhidas em março.
Impulsionados por um desejo antigo de produzir vinhos, associado com as grandes possibilidades que a Região da Campanha oferece em termos clima, solo e relevo, o casal Lindonor e Clori Peruzzo, que também são proprietários da Rede de Supermercado Peruzzo, com mais de 20 lojas na Metade Sul do RS, investiu na construção da vinícola, ainda no ano de 2008. Para Lindonor Peruzzo, a vinícola está nesse momento concentrando esforços para impulsionar o enoturismo na região. Em parcerias com outros empreendimentos turísticos e vinícolas da região, alguns roteiros turísticos estão em fase de elaboração, e estarão a disposição dos turistas e amantes do vinho no inverno. A cultura gaúcha, o berço das criações de cavalos crioulo e puro sangue inglês e o turismo de compras no Free-Shop são alguns dos atrativos associados ao enoturismo.
Visando uma expansão das vendas nos principais centros consumidores do país e uma maior consolidação da marca, a Vinícola Peruzzo, contratou no início do ano um novo Diretor Comercial e de Marketing. O profissional Tauê Bozzetto Hamm, que desenvolveu inúmeros projetos de vitivinicultura no Sebrae RS e que atualmente estava prestando consultorias em São Paulo foi integrado a empresa para desenvolver um trabalho de relacionamento com os canais de comercialização e clientes. Segundo o diretor, assim como o espumante brasileiro já possui efetivo reconhecimento por parte do consumidor, os vinhos brasileiros aos poucos começam a seguir esse mesmo caminho. “Como no julgamento de Paris, há muito anos, quando os vinhos californianos quebraram o paradigma que só os franceses sabiam fazer bons vinhos, a Região da Campanha poderá quebrar com o paradigma que os vinhos importados são imbatíveis. Queremos auxiliar nesse processo, garantindo que o consumidor tenha efetiva confiança nos produtos da nossa marca”, diz Tauê.

 Ao contrário de muitas vinícolas de pequeno porte que se apresentam ao consumidor como Vinícola Boutique, a Vinícola Peruzzo além de produzir vinhos e espumantes de categoria Premium, com notável diferenciação de qualidade, também possui produtos de menor valor, abaixo dos R$ 20,00, visando democratizar e aumentar o consumo de vinhos no país. 

Nenhum comentário: