quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vinícola Basso inicia vindima com novidades

Pela primeira vez, a empresa colhe a uva Tempranillo, que será usada na elaboração de novos rótulos. No ano em que comemora seu 40º aniversário, a Vinícola Basso, de Farroupilha, dá início a sua vindima com a projeção de uma safra excepcional. A colheita começou recentemente e a grande novidade é que, pela primeira vez, a empresa fará a colheita da uva Tempranillo, casta que será usada na elaboração de uma nova linha de vinhos finos.
A primeira variedade colhida foi a Moscato R2, utilizada como base para espumante Moscatel. Até março, ainda serão colhidas as americanas Bordô, Isabel e Niágara, com as quais são produzidos os vinhos de mesa; e as viníferas Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Prosecco, Moscato, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, usadas para elaborar vinhos finos e espumantes.
A estimativa para este ano é que serão colhidos de 7 a 8 milhões de quilos de uva no total. Segundo o enólogo Magnos Basso, as uvas estão com uma ótima qualidade, pois o clima seco ajudou bastante. “A safra está um pouco menor, mas as uvas estão com potencial de qualidade ainda maior em comparação ao ano passado”, avalia.
Ao completar 40 anos, a Basso quer manter a tradição de vinhos de mesa, contudo planeja novidades em seu portfólio. Uma delas é a elaboração de um espumante a partir do método Champenoise, que nunca havia sido usado na vinícola. Além disso, a vinícola projeta o lançamento de uma nova linha de vinhos finos, onde um dos destaques será a uva Tempranillo, e também dois espumantes que integrarão a linha Virtus.


Nenhum comentário: