terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Semana dos Produtores de Vinhos do Alentejo

 Maria Teresa Chicau manda notícias dos vinhos alentejanos
 Foto DU/JN

Maria Teresa Chicau, da Comissão Vitivinicola Regional Alentejana, manda-me ma uma programa da Sema dos Produtores, quando cinco novos vinhos do Alentejo serão postos à prova, até o dia 8. Na semana passada, outros vinhos foram degustados na bela sede da entidade, em Évora, que visitei há exatos 10 dias. Nosso amigo Reto Frank Jörg, da Quinta do Quetzal, com quem estivemos dia 24 de janeiro, em Vidigueira, vai apresentar o Guadalupe Branco VRA 2012, elaborado com Antão Vaz, Roupeiro e Arinto, e o  Guadalupe Winemarker´s Sellection Tinto 2010 VRA, com Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Provamos estes dois vinhos e podemos dizer que são excelentes.
Já a Ribafreixo Sociedade Agrícola Lda. Vai apresentar O Pato Frio Antão Branco DOC 2012, 100% Anta Vaza, e o Gáudio Clássico Tinto VRA  2012, com Touriga Nacional, Aragonez, Tinta Mipuda e Alicante Bouschet., e, finalmente, a Vitifrades, apresentará o Vinho da Talha Branco DOC 2012, com mistura de castas, mas predominância de Antão Vaz.
Na semana passada, foram apresentados os vinhos da Casa Agrícola HMR, da Herdade Grandes Wines e da Herdade do Sobroso. Começou com o Pousio Branco 2013 VRA e  Pousio Tinto 2012 VRA, da HMR, o primeiro com Roupeiro, Antão Vaz e Verdelho; o segundo, com Syrah, Trincadeir e Aragonez. Depois, os vinhos da Herdade Grande Wines Conda dos Vinhas Tinto VRA 2011, com Trincadeira e Aragonez; e  Herdade Grande Tinto 2010 VRA, com Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e outras castas. Finalmente, dois vinhos da Herdade do Sobroso,  Herdade do Sobroso Branco DOC 2012, com Antão Vaz, Arinto e Perrum; e Herdade do Sobroso Tinto DOC 2009, com Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Alfrocheiro Preto.

As provas ocorrem à praça Antonio de Aguiar, 20, junto ao Teatro Garcia de Resende, em Évora, e são gratuitas.. Mais informações em rota@vinhosdoalentejo.pt                                                                    

Nenhum comentário: