quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Museu do Comércio na Festa da Uva, em Caxias do Sul



                   Museu do Comércio, de Caxias do Sul, levou peças à Festa da Uva

Conservar e mostrar aos visitantes nossas raízes e nossa história é um dos objetivos da Festa Nacional da Uva. O Sindilojas contribui com esse trabalho através do Museu do Comércio, a casa 9 da Réplica de Caxias do Sul de 1875, localizada no Parque de Eventos da Festa da Uva.
Nesta edição da Festa não seria diferente. O Museu, que estará aberto durante todo o evento, é uma reprodução de um Armazém de Secos e Molhados de Caxias do Sul no final do Século XIX.              Desde 2000, quando foi inaugurado, objetos como móveis, rolos de fumo, ferrarias e chapéus, além de alimentos, reproduzem fielmente um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes chegaram.
“A história registrada aqui também remete à história das famílias de muitos visitantes, descendentes dos italianos que se instalaram na Serra Gaúcha. Para muitas pessoas, principalmente da nossa Região, é emocionante visitar o Museu do Comércio. Ao longo do tempo em que o Museu esteve aberto, recebemos novas doações, inclusive de visitantes, que possuem objetos antigos guardados e identificam aqui uma alternativa para o objeto ser conservado e apreciado por outras pessoas”, relata o presidente do Sindilojas, Ivanir Gasparin.
O Museu do Comércio abrirá todos os dias no mesmo horário dos Pavilhões. O fechamento está programado para as 20h30min, devido às apresentações do espetáculo Som e Luz.
Personagem tradicional no Museu do Comércio, a Dona Bastiana, criação do ator Davi de Souza, já está agendada para receber o público durante a Festa da Uva. Com piadas e brincadeiras bem-humoradas, ela traz relatos que se confundem com história de nossos antepassados.
Apresentações da Dona Bastiana
Em fevereiro: dias 21, 22 e 28 - 19h30min
Em março: dias 1º, 7 e 8 – 19h30min
Com a chegada dos imigrantes italiano à Serra Gaúcha, a partir de 1875, a economia local começou a se estruturar, com a agricultura e o comércio.
Os colonos produziam tudo o que fosse possível em casa, para a própria subsistência. Para adquirir outros alimentos e produtos de necessidade da família, utilizavam o sistema de troca, que deu início ao comércio.
Três anos após o início da organização e povoamento da Colônia Caxias, já havia 10 armazéns de Secos & Molhados na sede, além de outras 85 casas comerciais espalhadas pelos travessões e léguas para uma população de 3.849 habitantes.


Nenhum comentário: