quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dois grandes azeites portugueses




                                          Herdade da Figueirinha e Malhadinha NovJN
                                           Foto DU/JN
Por falar em azeite, há cerca de duas semanas estive no Alentejo, em Portugal, e, entre muitas iguarias e bons vinhos, provei dois excelentes azeites extra-virgens. Um deles eu já conhecia, degustado lá mesmo, em 2011, o da Malhadinha Nova. Mesmo assim, degustei-o  novamente, com o Nuno Gonzales, no restaurante Espelho D´Água, em Beja,  comendo orelha de porco, azeitonas, torresmo de rissol, polvo, queijo de Serpa e os bons vinhos da Peceguina. A primeira vez, foi com o próprio João Soares, dono da Malhadinha Nova, que me explicu que ela é elaborado de forma 100% natural a partir da azeitona galega colhida à mão. É um azeite com caráter intenso, cor amarelo esverdeada, aroma frutado, sabor fresco e ligeiramente adocicado.
O outro azeite foi-me apresentado agora, numa bela noite de jantar no Vovó Joaquina, em Beja, pelo José Gonçalves, o Herdade da Figueirinha .Elaborado pela Herdade do Monte Novo e Figueirinha, o azeite vem 
de 167 hectares de oliveiras, do quais 140 são de cobrançosa e 9 ha de galega. A casa trabalha com sete milhões de quilos de azeitonas/ano, algumas fornecidas por parceiros, inclusive a Malhadinha Nova.. Dos olivais próprios, vem cerca de 1.500.000 kg de azeitonas, o que corresponde a cerca de 200.000 litros de azeite.O olival tem 50 mil árvores das espécies galega vulgar, cobrançosa e cordevil de Serpa. O que mais me chamou a atenção no Azeite Herdade da Figueirinha foi que não é filtrado, o que o deixa com paladar mais fresco, mais intenso, mais picante. O azeite não filtrado tem um sabor mais exuberante, uma vez que o processo de filtragem retira a polpa de azeitona em suspensão, tornando o azeite mais límpido, mas retirando-lhe algum sabor.
Comecei provado-o de colher, depois fui para o método clássico de provar, com o uso de um pequeno copinho, e, finalmente, me esbaldei molhando o pão alentejano. Ele ficou maravilhoso com os cogumelos com bacon e muzzarela da Vovó Joaquina.

Diferente do Malhadinha Nova, o Herdade da Figeuirinha é resultado de várias variedades e da combinação de vários estados de maturação da fruta. O azeite de azeitonas verdes faz sentir no início um aroma fresco a frutos verdes e um sabor fino e algo picante. Adicionado a azeite de frutos maduros, mostra no final um aroma delicado e textura aveludada.

Nenhum comentário: