domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cooperativa Vinícola Garibaldi amplia participação no mercado de orgânicos

Antenada em uma nova tendência mundial, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, da Serra Gaúcha, quer ampliar sua participação nesse mercado. Responsável pela produção de suco de uva orgânico com certificação internacional, a empresa esteve recentemente na Biofach 2014, em Nuremberg, na Alemanha. Considerada a maior plataforma do mundo no setor orgânico, a feira se destaca por seu caráter internacional e inovador que, só nessa edição, fechou 5,2 milhões de dólares em negócios, além da perspectiva de 15 milhões de dólares em negociações futuras. 
Essa é a primeira vez que a cooperativa apresenta seus produtos orgânicos em nível internacional. “A Biofach é o lugar onde as pessoas compartilham seu interesse por alimentos orgânicos. Além de negociações para venda, buscamos entender as principais necessidades de adequação para o mercado internacional, visando o início das exportações dos nossos produtos orgânicos”, destacou Alan Cattani, responsável pelo setor de comércio internacional da Garibaldi. 
O evento contabilizou em torno de 42 mil compradores profissionais de 134 países, com a participação de 14 empreendimentos da agricultura familiar. “Conseguimos mostrar o diferencial do nosso produto e avaliar a reação dos compradores e consumidores, além de conseguir bons contatos para futuras negociações. Tivemos uma aceitação superior a 90% dos que degustavam, deixando-os surpresos com o nosso suco. Muitos inclusive queriam adquiri-lo na própria feira”, avaliou Cattani.
Os produtos orgânicos da Garibaldi levam o selo de conformidade da Ecocert e do Ministério da Agricultura, além do selo da agricultura familiar. Na produção da uva orgânica, a adubação do parreiral consiste basicamente na utilização de produtos orgânicos como fosfatos naturais e adubação verde. O manejo do solo é controlado sem a utilização de agrotóxicos, apenas com a enxada, resgatando a cultura imposta pelos primeiros imigrantes italianos. 
Situada a 120 Km de Porto Alegre, na cidade de Garibaldi, maior região vitivinícola do Brasil , a empresa está instalada em uma área de 32 mil metros. Ao todo, são 350 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, que cultivam 850 hectares de videiras.

Nenhum comentário: