quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Brasileiros criam cerveja com figos, tucupi negro e formigas saúvas


Este é um blog sobre vinhos e cordeiros, mas sempre dou algum espaço às cervejas, quando elas boas e diferentes, como as do Lamas. Bier. As de figo, tucupi e formigas saúvas merecem ser degustadas.
Chamada Saison de Saúva, a bebida é fiel ao estilo belga saison, que tem notas cítricas, picantes e frutadas. Além da comercialização de todos os equipamentos, insumos e acessórios necessários para a fabricação de cerveja em casa, o Lamas Bier ainda divide várias receitas, dicas e métodos de produção para ajudar quem tem o interesse em produzir sua própria cerveja.
São diversos vídeos, posts e tutoriais que mostram as diferentes  etapas e processos que são fundamentais para que todos os ingredientes juntos resultem em cerveja. Desta vez, o vídeo divulgado irá causar certo espanto entre os adoradores de cerveja.
Durante a penúltima edição do ‘O Mercado’, encontro gastronômico realizado periodicamente em Sâo Paulo,  a Lamas Bier, juntamente com o proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e o jornalista Marcelo Cury, fizeram algo inusitado: a Saison Saúva, uma cerveja feita com figos, tucupí negro e formigas saúvas.
A ideia de colocar os insetos na receita veio de Paulo Leite, depois de comer as formigas e ter notado características cítricas no sabor, algo parecido com capim cidreira. Logo perceberam que poderiam casar os figos, com o tucupi e as saúvas, e assim criar uma original saison belga, estilo de cerveja picante, cítrica e frutada.
No vídeo abaixo é possível ver resumidamente todos os passos de produção da Saison Saúva com os equipamentos da Lamas Brew Shop.  Para ver o vídeo basta acessar youtube.com/watch?v=erxFGXMsBXA.

O Lamas Bier nasceu da ideia de seis estudantes de física da Unicamp apaixonados por cerveja que decidiram produzir sua própria bebida. Duas semanas após a ideia, começaram o processo de fabricação e quinze dias depois veio o primeiro gole. Após esse dia, os Lamas não pararam mais. Com o tempo, entendendo mais e mais sobre cerveja, queriam criar novos sabores e curtir novas experiências. Perceberam então que faltavam materiais específicos para se fazer a cerveja artesanal em casa: fermentos específicos, maltes especiais, equipamentos, livros, etc. Depois de algumas viagens ao exterior vendo como as Brew Shops funcionavam, decidiram começar a sua própria loja no Brasil e assim nasceu a Lamas Brew Shop.

Nenhum comentário: