quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As sugestões do Didu

                                                   Didu Russo, o grande
                                                  Arquivo JN

O grande cronista de vinhos, crítico, degustador, membro de júris de vinho Didu Russo é crítico da política do vinho seguida pelo setor e pelo governo brsileiro, mas é um defensor do vinho nacional. Agora mesmo, publicou em seu Blog do Didu - www.didu.com.br -, algumas sugestões ao governo e ao Ibravin para tentar solucionar o problem do excesso de estoques:
“1)     Transformar o excedente de vinho que o governo tem comprado todos os anos, que segundo Adriano Miolo representa 70% da produção nacional, e envasá-lo em copos ou taças descartáveis. Esse produto simples, poderia estar os pontos de dose, a cerca de R$ 1,00, afinal se tem pago R$ 0,57 o litro nos leilões. Aumentaria a base de consumidores e geraria experimentação.
2)     O governo poderia financiar pelo BNDES as cooperativas para fazer isso. Se eu tivesse capital estaria fazendo em associação com Ambev ou Coca Cola. Iria arrebentar de vender.
3)    O governo poderia isentar de impostos os vinhos brasileiros no período da Copa e das Olimpíadas para promover a degustação de nossos produtos pelos estrangeiros que estiverem por aqui, e por brasileiros também por que não, afinal temos excelentes produtos que custam caro pelo custo Brasil.
4)     Todos os visitantes deveriam ter a bordo de seus vôos vinhos brasileiros. É bastante estranho se chegar num país que vai sediar a Copa do Mundo, ou as Olimpíadas e não ter nossos produtos a bordo.
5)     Um vídeo de boas vindas falando de nossa cultura e mostrando nosso vinho, poderia ser interessante também para as companhias aéreas passarem a bordo. Temos muito o que mostrar e muito o que falar.
6)     Nos hotéis o mesmo, o vídeo de boas vindas no canal do hotel na TV e uma garrafa de vinho. 
Qualquer dessas iniciativas seria muito mais importante para o consumo do vinho brasileiro do que ficar satanizando o importador ou querendo impor salvaguardas aos vinhos importados, tenham certeza.”

Valeu, Didu. Estou contigo e não abro.

Nenhum comentário: