sábado, 8 de fevereiro de 2014

A importância da ovinocultura gaúcha



                                          Deputado Afonso Hann na Ovinofest, em Lavras do Sul
                                          Arquivo JN

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar a realização de eventos voltados ao setor da ovinocultura nos municípios de Pinheiro Machado (Feovelha) e Herval (Expofeira de Ovinos). Esqueceu-se de comentar um dos mais importantes, o Mercotexel, em Santana do Livramento, que, este ano, teve, também a IV Exposição Nacional da Raça Texel, a que mais vem crescendo no Rio Grande do Sule cujos animais tem sido os que tem obtido os melhores preços em remates. 
Durante pronunciamento, o deputado comentou que essas feiras são referências no mercado de ovinos no que se refere aos negócios e indicadores, reafirmando todos os anos, o crescimento da ovinocultura gaúcha e as perspectivas para os próximos anos. “ A atividade da ovinocultura é hoje um dos bons e grandes negócios da pecuária, resultando em um cenário de oportunidades para o produtor e também no que se refere à geração de empregos”, enfatiza. 

Outro fator positivo detalhado por Hamm em relação ao setor é que o Rio Grande do Sul tem excelente vocação para este setor, com a experiência e conhecimento dos criadores, com a genética de ponta, ótimos rebanhos comerciais, o estabelecimento das plantas frigoríficas na Metade Sul, a valorização e reconhecimento da carne no mercado nacional e internacional, a conciliação da atividade pecuária bovina com a ovinocultura, além da integração com a vitivinicultura. O setor é bem representado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), com sede em Bagé e presidida pelo criador Paulo Afonso Schwab.

Nenhum comentário: