quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O melhor da genética Texel em Santana do Livramento


Já está tudo pronto, em Santana do Livramento,na fronteira com o Uruguai, para a realização do 16º Mercotexel e da 4ª Exposição Nacional de Ovinos Texel, dois dos maires eventos desta raça ovina originária da Holanda, trazida para o Brasil há 40 anos e hoje a de maior preponderância na produção de carne de genética e de carne de cordeiro. O Mercotexel, maior evento da raça nas Américas, é uma promoção do Núcleo Santanense de Criadores de Texel, liderado pelos criadores David Fontoura Martins, Claudino Loro e Cláudio Fontoura Arteche, entre outros santanenses, e a exposição pela Brastexel, presidida por Maria Teresa Queirolo. O melhor da genética Texel estará à venda e os promotores esperam bons negócios. 
Até o dia 10 de janeiro, sexta-feira, poderão ser efetuadas as inscrições para a IV Exposição Nacional dos Ovinos Texel e XVI Mercotexel programados para acontecer entre os dias  16 a 19 de janeiro de 2014, em Santana do Livramento (RS). As inscrições devem ser realizadas pelo site da ARCO, www.arcoovinos.com.brRicardo Gonçalves, Orlando Pires Martins e João Vasco serão os jurados.
A Brastexel alerta que todos os animais que participarão da exposição precisam estar com a lã com 1 cm, inclusive os cordeiros. Portanto todos deverão ter sido tosados entre 20-30 dias, antes do evento.
Os destaques da programação da Nacional e Mercotexel fica com a realização da primeira  mostra rankiada da raça, promoção inédita do Campeonato Ovinos do Futuro e o campeonato Progênie de Pai e Mãe. A participação do ranking estará aberta apenas aos criadores sócios da Brastexel. Portanto será uma ótima oportunidade para as pessoas se associarem.
Este é o programa para os eventos: 
16 de janeiro - entrada dos animais 
17 de janeiro -09h, julgamento animais de galpão
                         14h,continuação do julgamento
                         20h, jantar dançante com show de Julio Saldanha e       entrega de prêmios. 
18 de janeiro -10h, julgamento animais de campo
                       17h, Leilão do 16º Mercotexel e 4º Nacional do Texel.

Livramento e Rivera (a cidade uruguaia que faz fronteira) reservam muitas atrações para os visintes, inclusive quase 100 lojas free shops, onde é possível comprar grande variedade de produtos estrangeiros vindos de vários países da Europa e dos Estados Unidos. Os grandes destaques são bebidas (uisques, licores e vinhos) e perfumes das principais grifes mundiais, mas há roupas, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos.

Nenhum comentário: