domingo, 19 de janeiro de 2014

Doenças do lenho da videira na Embrapa Uva e Vinho

A Embrapa Uva e Vinho promoverá na próxima quinta-feira, dia 23, palestra gratuita com uma especialista mundialmente renomada em doenças do lenho da videira, a pesquisadora Maria Cecilia Rego, de Portugal. Tendo como público-alvo agrônomos, técnicos agrícolas e enólogos, o evento inicia-se às 9h, no auditório da sede da unidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS). Inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo e-mail monica.pieniz@embrapa.br ou telefone (0xx54) 3455.8087, com Mônica. As vagas são limitadas.
O coordenador do evento, chefe-geral e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Lucas Garrido, destaca que Maria Cecilia é expert tanto em doenças que atingem a parte aérea da videira (como a morte por podridão descendente), quanto naquelas que afetam o sistema radicular da planta (como o ‘pé-preto’ e o ‘chocolate’). “Bastante comuns em Portugal, elas são encontradas frequentemente também na região vitivinícola da Serra Gaúcha”, observa ele, segundo quem a palestrante tratará dos trabalhos que têm conduzido bem como as medidas de controle adotadas no controle das doenças. “Como se trata de uma especialista com contatos em âmbito internacional, ela certamente repassará ao público o que de mais atual se tem feito mundialmente na área”, acrescenta Garrido.

A programação para quinta-feira é: recepção e abertura às 9h, palestra às 9h15 e debate às 10h15, com encerramento às 11h.

Nenhum comentário: