quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dicas para fazer bonito com vinho



O reveillon e o Natal já passaram, mas estas dicas ainda são válidas quando você oferecer um jantar em sua casa. O verão sempre é um bom momento. O inverno, então, é melhor ainda, tratando-se de vinhos.
10 dicas sobre vinho para você fazer bonito em sua casa
Diante da infinidade de quitutes desta época do ano, salgados e doces, é preciso pensar na harmonia dos pratos e bebidas para que o sabor de um não anule o outro. São inúmeras as combinações que realçam o paladar e tornam a ceia ainda mais apetitosa. Para garantir o sucesso da sua festa, anote as 10 dicas de harmonização e preservação da sommelier Carina Cooper, da Vinícola Salton, e prepare uma ceia perfeita.
1. TAÇAS. As taças para vinho devem ser preferencialmente de vidro ou cristal transparente. As de vinho branco são geralmente menores que as de vinho tinto, pois devem ser servidos em menor quantidade e ser consumidos mais rapidamente para preservar suas características e temperatura. Já os espumantes devem ser servidos preferencialmente em taças de modelo mais alongado, como flauta ou tulipa, para que se possa analisar o desprendimento das borbulhas (perlage).
2. ORDEM DO SERVIÇO. Ordem básica (existem exceções): espumantes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos tintos, vinhos ou espumantes doces, vinhos fortificados e destilados. Sempre servir os vinhos jovens antes de maduros e deixar os grandes vinhos para o final.
3. TEMPERATURA DO VINHO. Os vinhos brancos e os espumantes devem ser servidos gelados, em balde com gelo e água para manter sua temperatura. Os vinhos tintos, dependendo da temperatura exterior, devem ser refrescados antes de serem servidos (15ºC a 18ºC).
4. ARMAZENAMENTO. O vinho deve ser estocado e servido em condições adequadas para manter suas qualidades de aroma e sabor. O vinho deve ser armazenado em lugar fresco, ventilado, com pouca luz, isento de sons, vibrações e na posição horizontal, para que o líquido mantenha contato com a rolha de cortiça, evitando seu ressecamento.
5. HARMONIZAR. O peso do vinho tem que ser igual ao da comida. Comida pesada pede vinho potente, comida leve pede vinho leve. Sabores, aromas, texturas e cores podem ser similares ou contrastantes. Na dúvida, coloque um espumante Brut com um prato salgado. Os espumantes são peças-chave na harmonização.
6. HARMONIZAR 2 - Para recepcionar os convidados, o ideal é servir um espumante, como é o caso do Salton Brut ou o Salton Prosecco. Para a entrada, se for servido uma salada ou carpaccio a base de peixe, o ideal é degustar com um vinho branco seco, como o Salton Volpi Sauvignon Blanc. Se o prato principal for um salmão, uma boa escolha é o Salton Virtude. Já para carnes vermelhas com molhos mais elaborados, a sugestão é o Salton Talento. Na sobremesa, brinde com o espumante Salton Moscatel.
7. DRINK SALTON MOJITO - É uma ótima dica para agitar as festas. A bebida é feita com Salton Brut, rum, hortelã, calda de açúcar, limão siciliano e polpa de maracujá. É preciso adicionar meia colher de polpa de maracujá em um copo alto, adicionar três folhas de hortelã e uma colher de calda de açúcar, macerar levemente. Colocar quatro rodelas de limão siciliano, adicionar uma dose de rum, completar com gelo e Salton Brut. Decorar com folhas de hortelã.
8. DRINK SALTON SUCO DE UVA - Para aqueles que não podem consumir bebidas alcoólicas, Carina Cooper indica o Drink Salton Suco de Uva, que é elaborado com o Salton Suco de Uva Orgânico, castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná em pó e aveia fina. Basta adicionar em um copo o Salton Suco de Uva Orgânico, acrescentar castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná pó, finalizar com aveia fina e cubos de gelo, essa é uma forma de deixar todos os convidados na mesma sintonia.
9.  CONSERVAÇÃO - vale ressaltar a importância de preservar as características do produto para saboreá-lo em perfeitas condições, afinal o vinho é um produto sensível e perecível. A falta de cuidados com o armazenamento e o manuseio da bebida podem alterar a sua qualidade, modificar seu aroma, sabor e até mesmo perder o encanto ao ser servido e degustado de forma errada.

10.  CALCULADORA DE BEBIDAS - Essa é uma das partes mais difíceis, acertar a quantidade para atender o número de convidados que estarão em seu evento. Para facilitar esse processo a Vinícola Salton desenvolveu uma calculadora de bebidas em seu site (http://site.salton.com.br/calculadora basta preencher os dados solicitados e terá a quantidade ideal.

Nenhum comentário: