quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 11 – Na Serra de São Mamede, a Herdade do Perdigão





                 A Herdade do Perdigão em Monforte
Sandra Chaves apresentou os vinhos da Herdade do Perdigão sob observação de Maria Amélia Vaz da Silva
Fundada em 1992, a Herdade do Perdigão, em Monforte, foi adquirida, em 2003, por Carlos Gonçalves, que plantou novos vinhedos nos seus 60 hectares e reformulou a adega. Sandra Chaves, diretora de marketing, começou apresentando o HP Brut 2012, um espumante elaborado pelo método champenoise, com 80% de Arinto e 20% de Antão Vaz. Resultou num vinho leve, jovem, brilhante, de acidez acentuada, com caráter cítrico, frutas tropicais, gastronômico. Custa E 11,00. Depois, o Espumante Tinto 2010, com Touriga Nacional e Alfrocheiro, 50% x 50%, Bem seco, sente-se ameixa e caramelo e vai abrindo para chocolate. Sem dúvida, um espumante bem original.
O terceiro vinho foi o Villa Romano 2011, com Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon, em homenagem às vinificações romanas dos primeiros séculos, características da região que também deu os vinhos dos Papas. Passou dois meses em barrica de carvalho francês, mostrou-se jovem e fresco, com chamada para azeitonas pretas. O quarto vinho foi Almo 2011, com Trincadeira, Touriga Nacional e Aragonez, que passou de seis a oito meses em barrica de carvalho francês. A madeira está no ponto certo, sem exagero, deixando-o fresco e aromático. O quinto, foi Herdade do Perdigão Reserva 2011, 100% Antão Vaz, com 14,5º de álcool, seis meses no carvalho francês e americano, com muitas frutas tropicais, como abacaxi, manga e mamão. É um vinho de E 17,00. Veio a seguir o Vinha do Almo Escolha 2008, com Touriga Nacional, Trincadeira e Aragonez, que passou 16 meses em barrica de carvalho francês e, depois, mais seis meses na garrafa. É um vinho de bonita cor e muito brilhante, mesmo seis anos após ter sido engarrafado, e ainda irá longe.
O Herdade do Perdigão Reserva Tinto 2011, com 80% de Trincadeira, 15% de Aragonez e 5% de Cabernet Sauvignon, passou 18 meses em barrica de carvalho francês, surgiu muito equilibrado, madeira bem integrada, que não incomoda nem um pouco. É vinho vendido a E 20,00.. E, finalmente, o oitavo vinho da degustação com Sandra Chaves, o Herdade do Perdigão 20 Anos 2008, elaborado com 50% de Trincadeira , 45% de Alicante Bouschet e 5% de Touriga Nacional. Passou 36 meses em barrica de carvalho francês e mostrou que ainda vai evoluir muito. É um vinho para comprar logo, mas beber só daqui a 10 anos. Foram elaboradas apenas mil garrafas.

Herdade do Perdigão – geral@herdadedoperdigao.pt

Nenhum comentário: