quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 10 - Arte e vinho na Quinta do Mouro

Miguel Antonio de Orduña Viegas Louro é dentista. Mas, antes disso, é um artista, amante das artes, colecionador, antiquário, viveu no Brasil, onde trabalhou com antiguidades. É  considerado excêntrico, mas abriu sua casa, com muita simpatia, para que jantássemos com ele e com o filho Luís, bebendo seus grandes vinhos. Começou a produzi-los, em 1989, quando comprou a propriedade da família Zagalos, com apenas seis hectares de vinhedos. Em 1994, lançou o primeiro vinho, Quinta do Mouro. Em 1998, plantou mais oito hectares e construiu a adega aproveitando uma bela e antiga residência.
O Vinha do Mouro 2010, com Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvigon, é um vinho elegante e com potencial de guarda. Parte do lote passou um ano por barrica francesa. Vai custar R$ 60,00 no Brasil. O Casa dos Zagalos Reserva 2009, com Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon tem caráter, complexidade e potencial de guarda. O Quinta do Mouro 2007, com Aragonez, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional foi destacado pelo especialista norte-americano Robert Parker com nota 97. Tem 14º de álcool. E, finalmente, degustamos o Quinta do Mouro 2008, com Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, rótulo dourado, com 14,5º de álcool. Como 2008 foi um ano muito fresco, o vinho tem complexidade e frescor, é bem estruturado e com aromas definidos. É um vinho caro em Portugal, E 14,5, e deverá chegar ao Brasil por R$ 600,00.
Cada um dos convivas – Karina, Maria Amélia, Jeriel, Pedro, eu, Luís e Miguel – escolheu o vinho que mais gostou na degustação e levou para a mesa de jantar, onde nos esperavam uma sopa verde e um borrego com batatas e salada de folhas, antecipados pelos tradicionais petiscos alentejanos. Foram Quinta dos Mouros 2005, um Cabernet Sauvignon 2011, varietal um pouco raro no Alentejo, mas que começa a ser mais plantado, e um Touriga Nacional 2010.
Quinta do Mouro – geral@quintadomouro.com
  Miguel e Luís Louro da Quinta do Mouro
Porta de entrada da Quinta do Mouro



Nenhum comentário: