domingo, 22 de dezembro de 2013

Salton recebe consultor francês do Institut Enologique de Champagne


O diretor-técnico do Institut Enologique de Champagne (IOC) – um dos mais representativos do mundo –, Jean Pierre Valade, esteve na Vinícola Salton para dar continuidade à consultoria iniciada há dois anos. O enólogo está desenvolvendo um trabalho em conjunto com a equipe técnica da Vinícola Salton, líder no mercado nacional de espumantes, com uma representatividade de 40% do mercado nacional.  A ideia é qualificar cada vez mais os produtos, permitindo que a bebida conquiste ainda mais espaço na mesa e no coração dos consumidores. Só em 2013, 8 milhões de garrafas do produto devem ser comercializadas pela vinícola, representando 37% do faturamento anual. A previsão é de que sejam consumidas, ao todo, 20 milhões de garrafas da bebida no País.
O projeto de consultoria capitaneado por Jean Pierre e pelo diretor-técnico da vinícola, Lucindo Copat, compreende uma série de visitas à Salton, em Tuiuty, distrito de Bento Gonçalves, para acompanhar processos que vão desde a produção até a elaboração do produto. “Busco trazer para este mercado minha vivência internacional. As consultorias do IOC são exclusivas, de modo que nenhuma outra vinícola brasileira receberá um atendimento como este. Ao trabalhar com espumantes de todo o mundo, adquirimos um conhecimento profundo de cepas e processos, o que resulta em um olhar completo para a elaboração de espumantes cada vez mais únicos e de qualidade”, explica. Mas Jean Pierre não veio imprimir um padrão europeu ao produto nacional. “A Salton possui uma grande estrutura e uma tradição no mercado. O que queremos é desenvolver um produto que seja cada vez mais um retrato do consumidor brasileiro, uma bebida que ofereça tanto em excelência quanto em identidade”.
Para o presidente da vinícola, Daniel Salton, o momento é de construir uma relação profunda com os consumidores. “O foco do nosso negócio não é capitalizar em vendas, mas sim proporcionar momentos de satisfação”.  Ao longo do trabalho desenvolvido em parceria com a Vinícola Salton, Jean Pierre deve traçar um perfil do consumidor nacional, seus objetivos, seus desejos, e de que forma os espumantes podem ir ao encontro de todas essas necessidades. “É a construção de uma cultura. O Brasil é uma nação com muito potencial para a elaboração das bebidas de borbulha. Há um clima propício, um solo de qualidade e uma variedade rica de uvas. Aliando qualidade e cuidado com o consumidor, a tendência é de que o setor do espumante cresça potencialmente”, arremata. Para os 15 enólogos da Salton, junto a toda equipe da vinícola, o momento é de aprendizado e crescimento. Tudo para que, cada vez mais, os brasileiros tenham motivos de sobra para brindar.
Sobre Jean Pierre Valade
Natural do Sul da França, Jean Pierre Valade é enólogo e consultor, além de ser responsável pela direção técnica do Institut Enologique de Champagne (IOC). Um dos mais tradicionais institutos de análise de vinhos e espumantes de todo o mundo, o IOC conta com uma equipe de 175 pessoas e 35 enólogos focados na análise dos mais ricos e complexos varietais. Com oito laboratórios de consulta enológica espalhados pela França – cada um, especializado em um tipo específico de uva –, o instituto conta ainda com filiais no mundo todo. Formado em biologia e microbiologia, com especialização em enologia, Jean Pierre atua há 10 anos na área e já prestou consultorias para vinícolas na América do Sul, África do Norte, Marrocos, Egito, Líbano, Tunísia, Portugal, Espanha e Itália, sempre com foco em espumantes. A parceria com a Vinícola Salton se estenderá até janeiro de 2013, quando o especialista irá acompanhar a chegada das uvas para a nova safra.
Sobre a Vinícola Salton

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.

Nenhum comentário: