quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Que tal substituir o peru pelo javali nesta Ceia de Natal?




                                  Olha carne de javali
                                   Temra/D/JN


                                            Veja o javali bruto na natureza
                                             Arquivo JN

Uma dica que vem muito a calhar para meus amigos lá de Livramento, Rivera, Alegrete, Uruguaiana e outros municípios da Campanha e da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e do norte do Uruguai, onde os javalis invadiram os campos, transformaram-se em praga e estão abatendo cordeiro, bois e até cavalos, além de destruir lavouras. Isabella Tebet, da Core Comunicação, sugere substituir o peru do Natal por carne de javali. Os pecuaristas gaúchos, liderados por Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel estão reivindicando autorização do governo para caçar javalis. Se ela for concedida até o Natal, ai está a chance de ter vuma carne diferente nas ceias de Natal e fim de ano.
E uma carne exótica e light que pode ser uma ótima opção para quem busca uma alternativa diferenciada e, ao mesmo tempo, sofisticada e saudável. A sugestão é da  Tempra, empresa que é referência no Brasil na criação e produção de carne de javali. Ela sugere como uma opção requintada e diferenciada, que promete surpreender os seus convidados, a substituição do tradicional peru ou algum outro prato principal pelo javali.
 O javali é um animal muito antigo, originário do norte da África e sudeste da Ásia. Na América, é considerado exótico, pois não faz parte da fauna da região. O índice de colesterol de sua carne é quase inexistente. Quando comparada à carne bovina, ainda apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas e 15% mais minerais.
 Reconhecida pelo seu sabor e qualidade nutricional, atualmente o javali está conquistando os restaurantes mais badalados das grandes cidades, entre eles os paulistas Barbacoa, Piselli e o Fricóo, que recebeu o prêmio do Paladar. Neste último, por exemplo, é servido o Risoto de Javali, que pode ser uma das opções de receitas com essa iguaria para o Natal ou para o Ano Novo. Embora seja uma mudança radical, com certeza surpreenderá e agradará a todos.
Para facilitar a vida dos meus leitores, publico a receita que mais me agrafou. Mas, no site da Temra – www.temra.com.br – é possível acessar algumas opções de receitas em torno da carne de Javali.
Vamos ao pernil de javali em corte Temra à moda de Gubbio:
Ingredientes
• Pernil de javali;
• Vinho tinto ou branco;
• Alecrim;
• Sálvia;
• Zimbro;
• Sal;
• Alho (cortado em quatro, sem alma)
• Manteiga.
Modo de Preparo
Com o vinho e os temperos preparar uma marinada. Deixar o pernil no mínimo 24 horas na marinada, descansando. Secar o pernil, passar os dois lados na farinha de trigo e dourá-lo na frigideira umedecida com azeite de oliva. Acrescentar meio copo da marinada e deixar cozinhar tampando a frigideira. Ao final acrescentar um pequeno pedaço de manteiga.
Depois, escolha um vinho Merlot, da Dunamis, lá de Dom Pedrito, e ofereça aos amigos. Tenho certeza que o sucesso da carne será seguido pelo do vinho.
Quem não estiver na Campanha ou na Fronteira Oeste ou não puder caçar alguns dos milhares de javalis que corem pelos matos e campos, procure a Temra, cujo projeto de criação de javali foi implementado há mais de 20 anos por um dos sócios da empresa, o engenheiro agrônomo André Fleury Silveira de Alvarenga, após um longo período de estudos e experiências realizados na propriedade da família. A Temra é atualmente a maior empresa no Brasil que cria e industrializa a carne de javali com excelência na qualidade e  rigorosa padronização dos cortes. O seu ciclo de produção foi desenvolvido com a assessoria de zootecnistas e veterinários. Como resultado disponibiliza ao mercado um produto de sabor, textura, maciez, teor de gordura e peso adequados para a gastronomia brasileira.
Por tratar-se de um animal exótico, cuja carne é pouco conhecida e explorada, a Temra  também sempre contou com o auxílio de renomados chefes de cozinha para o desenvolvimento dos melhores cortes para seus produtos. Além disso, em parceria com a Fazenda Novo Horizonte, mantém um plantel que hoje conta com aproximadamente 2000 animais puros, 36 cromossomos, atestados por exames de cariotipagem realizados nas matrizes, feitos na Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu.

+++++++++ O Javali no Pampa: Entendendo os fatos +++++++++


Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, e Carlos Sperotto, presidente da Farsul
Arquivo JN
Coincidentemente, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, mandou-me um artigo sobre a situação dos javalis na região da Campanha e da Fronteira Oeste. Reproduzo-o na íntegra, para facilitar o entendimento da questão. Carne de javali é ótima, mas javalis demais, soltos nos matos e nos campos, é uma praga exótica nos campos do Cone Sul:
Ao longo do mês de novembro, uma iniciativa da Regional II da Farsul, que engloba sindicatos e associações rurais dos municípios de São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista ganhou manchetes e gerou algumas incompreensões, algumas delas geradas por desconhecimentos, outras pela tradicional má vontade ideológica de amplos setores da mídia com o agronegócio.  Trata-se da denúncia do estado de calamidade que se abateu sobre muitas áreas rurais da Fronteira Oeste e Campanha Central do Estado por conta da disseminação do javali, que tem comprometido a fauna nativa e destruído a lavoura e pecuária de inúmeras fazendas da região. As entidades da região se mobilizaram e foram até o secretário estadual de Meio Ambiente, para exigir uma ação do governo diante da gravidade dos fatos.
                Alguns setores da mídia reagiram com ironia quando divulgamos que em muitas propriedades rurais, especialmente dedicadas à ovinocultura, a situação é de tal gravidade que muitos não poderão honrar os financiamentos feitos.  O produtor rural é sempre o maior interessado em não ter problemas com instituições bancárias. Ocorre que muitos produtores da região acessaram linhas específicas para o incremento da ovinocultura, como o Mais Ovinos para o RS, do Governo do Estado. No entanto, a disseminação do javali destruiu rebanhos inteiros. Em Sant’Ana do Livramento, o sindicato rural tem registrado centenas de casos. Um único proprietário da localidade de Funchal perdeu em 2013 70 cordeiros e um terneiro, todos eles abatidos e devorados por javalis.
                Não se desconhece que o javali chegou na região na década de 90, como uma promissora alternativa econômica para o campo, mas isso só foi possível porque existiu uma liberação do IBAMA. Hoje, a disseminação desta espécie invasora na nossa fauna nativa está destruindo emas, tatus, mulitas, e causando prejuízos incontáveis nas lavouras e na pecuária da região.  Pelo fato de se tratar de um animal selvagem, sem qualquer tipo de controle vacinal, os suinocultores gaúchos correm o risco de contaminação de seus rebanhos com doenças graves, como febre aftosa, doença de Aujeszky, e a proliferação dos “javaporcos” – cruzas de comportamento ainda mais violento que o javali selvagem original. 
                É urgente que o Estado estabeleça um plano de contingência com várias ações combinadas, desde a liberação emergencial da caça até a decretação de Estado de Emergência na área Rural de todo o Rio Grande do Sul, para que a Defesa Civil seja acionada. Se a economia gaúcha cresceu 15% no segundo trimestre de 2013 – “um PIB chinês”, nas palavras do governador – isto só foi possível porque o agronegócio gaúcho cresceu 111,7% neste mesmo período. Se quisermos manter estes índices de crescimento, é preciso debelar as pragas que ameaçam a lavoura e a pecuária, sob pena de ver a economia crescer apenas no papel, sem se refletir na geração de empregos e renda nos municípios produtores, como é o desejo de todos os gaúchos.”
                Tarso Francisco Pires Teixeira
                Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel

                Vice Presidente da Farsul  - em  02/12/2013

Nenhum comentário: