segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novo zoneamento no Chile



O Chile  está se posicionando como produtor de vinhos de qualidade e grande diversidade. Em encontro com a participação de mais de mil pessoas, promovido por 40 vinícolas chilenas, houve um seminário que mostrou as inovações do vinho chileno através de uma degustação guiada, na qual a Cousiño Macul apresentou Finis Terrae 2010. Na ocasião foi abordado o novo zoneamento geográfico do Chile, o que permitiu aprofundar ainda mais a diversidade e amplitude produtiva do país em matéria vitivinícola. Matías Ovalle, gerente geral da Cousiño Macul, comentou que durante o evento a vinícola "teve a oportunidade de mostrar seus vinhos para um grande número de consumidores e empresas, bem como aprofundar sobre as características e atributos da geografia chilena", refletindo na qualidade dos seus vinhos.
Chile é um país que chama a atenção por sua geografia longa e estreita. Por esse motivo tem uma grande variedade de climas, paisagens, vegetação e cultura. Conheci alguns durante uma visita que fiz às unidades da Ventisquro. Toda essa diversidade é refletida em seus vinhos. É diferente um Cabernet Sauvignon com influência costeira e um plantado perto da cordilheira.
O novo zoneamento vitivinícola aprovado em 2011, divide a procedência dos vinhos não somente de norte ao sul, mas também incorpora as especificações de leste a oeste, adicionando três novas zonas ao mapa de vinhos chilenos: Andes, Entre Cordilheiras e Costa. Isso reconhece a enorme influência que o oceano e as duas cordilheiras exercem na produção de vinhos de alta qualidade.
Essa nova classificação identifica com maior precisão a origem do produto e permite reconhecer a expressão da grande variedade de terroir que, graças às suas características geográficas particulares, existe por todo o Chile.

A fim de conhecer melhor o mercado gastronômico brasileiro, Verónica Cousiño, responsável por Marketing e Comunicações da Viña Cousiño Macul, visitou São Paulo e Rio de Janeiro para se encontrar com diversos sommeliers e jornalistas em sofisticados clubes e restaurantes. Durantes esses dias, participou de interessantes degustações e destacou que estas "se harmonizam perfeitamente com a culinária local, em especial vinhos como o Lota, o Finis Terrae Blanco e o Late Harvest para as sobremesas". Nós, aqui no sul, estamos esperando uma visita de Verónica, pois os gaúchos são grande apreciadores dos vinhos chilenos. Em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, enfatizou a importância do Chile para a vinha e os novos planos de mídia digital e redes sociais que a Cousiño Macul está desenvolvendo por lá.

Nenhum comentário: