quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ibravin elegeu novo Conselho Deliberativo e aprova plano de trabalho para 2014


Carlos Raymundo Paviani, Alceu Dalle Molle, Moacir Mazarollo e Dirceu Scottá
Crédito: Martha Caus, Ibravin


O viticultor Moacir Mazzarollo e o enólogo Dirceu Scottá foram conduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente em Assembleia Geral Ordinária. Plano de Atuação para 2014 também foi apresentado e aprovado. A partir do dia 1º de janeiro de 2014 os rumos do setor vitivinícola serão conduzidos por nova direção. Na manhã de quinta-feira (12), o agricultor Moacir Mazzarollo foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o biênio 2014/2015. Mazzarollo representa a Comissão Interestadual da Uva e foi indicado pelos sindicatos dos trabalhadores rurais com cadeira na entidade. O enólogo Dirceu Scottá foi eleito vice-presidente, representando a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A eleição segue o rodízio de entidades na direção do instituto. 
Mazzarollo é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Veranópolis, que também engloba os agricultores dos municípios de Vila Flores e Fagundes Varela.      
O atual presidente do Conselho, Alceu Dalle Molle, parabenizou a nova direção e convocou a todos para auxiliar os dirigentes na defesa dos anseios e expectativas do setor. Dalle Molle enfatizou que os Conselhos Deliberativo e Consultivo são espaços propícios para o diálogo e tomada de decisões. “Aqui, produtores rurais, cooperativas, indústria, enólogos têm a oportunidade de sentar à mesma mesa e trabalhar em conjunto para a resolução dos problemas, proposição de ações e pelo sucesso de toda a cadeia”, disse.   
Como maior legado da gestão em que representou as cooperativas na entidade, Dalle Molle citou o redirecionamento do projeto Visão 2025, estabelecendo metas mais condizentes com a realidade do setor e colocando o vinho de mesa e o suco de uva ao lado dos vinhos finos nas estratégias de promoção. “Levamos em conta o grande volume destas categorias e alinhamos as diretrizes do instituto de acordo com as necessidades das pessoas que formam o setor”, reforçou. 
Dalle Molle lembrou que assumiu a presidência do Conselho no período de discussão da Salvaguarda, com desgastes da imagem que foram revertidas com bastante diálogo e com a formatação do acordo de cooperação que vem sendo colocado em prática gradativamente. O dirigente destacou o crescimento da participação dos vinhos finos e espumantes no mercado interno e a necessidade de ajustar a oferta de matéria-prima com as necessidades de mercado como o principal desafio para o próximo período. 
Alinha do discurso de seu antecessor, Mazzarollo declarou que trabalhará para dar continuidade a aplicação das estratégias previstas no Visão 2025. “O plano é atuar desde a base produtiva, passando por todos os elos chegando até o mercado. Queremos dar condições para que o setor produza uvas de qualidade, que gerem produtos de qualidade e que essa qualidade seja percebida pelo consumidor”. Mazzarollo também reforçou que, apesar de a presidência do Conselho estar, a partir de 2014 sob coordenação de uma entidade representativa dos agricultores, o trabalho realizado pelo Ibravin não pode favorecer apenas um elo. “É trabalhando para todos que cada um sai ganhando”, observou. 
Plano de trabalho 2014
Na reunião do Conselho também foi apresentado o Plano Geral de Atuação para 2014, com a previsão orçamentária que deve destinar cerca de 70% dos recursos totais administrados pelo Ibravin para promoção e marketing dos vinhos brasileiros nos mercados interno e externo. A verba restante será utilizada em projetos de cunho estruturante, em ações de representação institucional e em despesas de manutenção administrativa da entidade e do Laboratório de Referência Enológica (Laren).
 No próximo ano o Ibravin irá operar com um orçamento de R$ 16,3 milhões. Deste total, R$ 9,4 milhões serão aportados pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), com o restante da verba proveniente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mais os convênios com órgãos governamentais e parcerias com as vinícolas.
CONSELHO DELIBERATIVO DO IBRAVIN - BIÊNIO 2014/2015  
Presidente: Moacir Mazzarollo (Comissão Interestadual da Uva)
Vice-presidente: Dirceu Scottá (União Brasileira de Vitivinicultura – Uvibra)
Diretor executivo: Carlos Raimundo Paviani

Entidade
Titulares
Suplentes
Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi)
Rogério Beltrame
Darci Dani
União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
Dirceu Scottá
Henrique Benedetti
Comissão Interestadual da Uva
Moacir Mazzarollo
Inês Fagherazi
Dênis Debiasi
Josecarla Signor
Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do RS (Fecovinho)
Alem Guerra
Oscar Ló
Hélio Marchioro
Ismar Pasini
Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Carlos Abarzúa Espejo
Ademir Brandelli
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS (SEAPA)
José Cândido Motta
Jorge Hoffmann
Sindicato da Indústria do Vinho do RS (Sindivinho RS)
Gilberto Pedrucci
Eurico Benedetti
Sindicato Rural
Renato Antonio Formolo
Valmir A. Susin
Conselho Consultivo
Walter Kranz
Tiago Tonini

Entenda o funcionamento dos Conselhos Gestores do Ibravin
O Conselho Deliberativo do Ibravin é formado 11 titulares e 11 suplentes indicados por oito entidades representantes da indústria, das cooperativas e dos produtores rurais, que se revezam na presidência, mais o governo do Estado: Agavi, Uvibra, Fecovinho, Sindivinho, ABE, Comissão Interestadual da Uva, Sindicato Rural e Seapa/RS. O grupo, formado por 20 pessoas, se reúne pelo menos uma vez por mês para discutir as demandas do setor e as ações do Ibravin. A cada dois anos ocorre a eleição para a presidência e vice-presidência do conselho.
O debate setorial ganha força também no Conselho Consultivo, implantado em 2010 para integrar entidades que não compõem o Conselho Deliberativo. Cerca de 30 entidades representantes dos diversos elos da cadeia produtiva da uva e do vinho de todas as regiões produtoras do país integram o grupo que auxilia na tomada de decisões do Conselho Deliberativo.

A administração das verbas do Ibravin é acompanhada pelo Conselho Fiscal, formado por três membros, indicados pelo Conselho Deliberativo. Os conselhos Fiscal e Deliberativo são eleitos em pela Assembleia Geral.

Nenhum comentário: