segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estância Guatambu recebeu prêmio As Melhores da Dinheiro Rural

 Valter José Pötter diante da vinícola da Guatambu
Eduardo Rocha/D/JN

Estância Guatambu, de Dom Pedrito, é boa em tudo que faz. Há poucos anos,entrou na vitivinicultura e não só produz grandes vinhos e espumantes, como também já coleciona prêmios pelo mundo graças à qualidade dos seus produtos. Mas ela começou sua história com gado – depois, foi para o arroz, a soja, o milho, a ovinocultura – e foi neste segmento que conquistou mais um importante prêmio, foi a primeira colocada na categoria Raças Taurinas do Prêmio as Melhores da revista Dinheiro Rural.
O Valter José Pötter, dono da estância, comemorou com um Espumante Brut Guatambu, elaborado com uvas da Serrinha de Dom Pedrito, e, depois, deliciou-se com um Tannat da mesma origem. Tudo depois, que  terça-feira, dia 26 de novembro, recebeu o prêmio As Melhores da Dinheiro Rural, promovido pela revista Dinheiro Rural, da Editora Três, em São Paulo.
O prêmio As Melhores da Dinheiro Rural é o primeiro no País a avaliar aspectos qualitativos da gestão das empresas do agronegócio, seguindo a mesma linha editorial do tradicional ranking As Melhores da Dinheiro, existente há 10 anos. Nesta primeira edição, cinco melhores empresas foram selecionadas entre as inscritas, além de 17 campeãs setoriais, avaliadas a partir de uma avaliação de seu desempenho financeiro.
Para o ranking Melhores da Pecuária a organização do prêmio contou com a colaboração de dez programas de melhoramento genético, três programas de qualidade de carne, seis empresas leiloeiras, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e da Associação Nacional de Confinadores (Assocon).
 Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais. Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos.

Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Em 2009 a Guatambu intensificou suas atividades na vitivinicultura, iniciada em 2003, estreando na produção de vinhos finos com o lançamento do vinho Rastros do Pampa.

Nenhum comentário: