segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Esporão Reserva Branco 2012 premiado em Lisboa


O Esporão Reserva Branco 2012 foi o grande vencedor da categoria “Vinhos Brancos” na 10ª Edição do prêmio “Escolha da Imprensa”, anunciado no Encontro com o Vinho e Sabores, realizado na última semana em Lisboa, Portugal. O prêmio, promovidos pela Revista de Vinhos, é resultado da avaliação de 30 profissionais e críticos de vinho, que avaliaram um total de 213 vinhos, dos quais 111 tintos, 58 brancos, 24 espumantes, 16 fortificados e quatro rosés.
Este vinho mantém o seu perfil tradicional, a partir das castas DOC Alentejo, Arinto, Antão Vaz e Roupeiro. As uvas foram produzidas segundo o modo de produção integrada, provenientes da Herdade do Esporão. Depois da vindima foram selecionadas à entrada da adega. O vinho estagiou durante 6 meses, uma parte em cubas de inox, outra parte em barricas novas de carvalho americano e francês.
Segundo David Baverstock , enólogo da Herdade do Esporão, 2012 foi um ano notável para os vinhos brancos da região, pois teve a Primavera e o Verão com temperaturas mais amenas que o habitual trouxeram intensidade, equilíbrio e frescura aos vinhos. O resultado é um vinho de aroma rico e intenso com notas frutadas, de tangerina e pêssego, envoltas na sutileza da tosta das barricas. Na boca é cremoso, paladar complexo, equilibrado, preenchido pela fruta, alguma mineralidade e um final longo e fresco.
O Esporão Reserva Branco é reconhecido pela crítica nacional e internacional. Este ano conquistou também a “Medalha de Ouro” e o “Prêmio de Melhor Branco Alentejano” no Concurso International Wine Challenge 2013 (IWC) e foi eleito pelo crítico inglês Olly Smith um dos “50 Melhores Vinhos Portugueses”.

Este vinho é importado com exclusividade pela Qualimpor e pode ser encontrados em lojas especializadas e supermercados. Preço: Esporão Reserva Branco 2012: R$ 89,00.

Nenhum comentário: