sábado, 7 de dezembro de 2013

Embrapa Uva e Vinho lança seção sobre Indicações Geográficas em seu site


A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), está lançando, em seu site, seção específica sobre Indicações Geográficas (IGs) – emhttp://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/ig/. O conceito de Indicação Geográfica é explicado pelo coordenador-geral do projeto de desenvolvimento de IGs de vinhos finos e espumantes da Serra Gaúcha, pesquisador Jorge Tonietto. “As Indicações são regiões que, ao longo dos anos, se destacaram pela qualidade e originalidade de sua produção, no caso, vinhos finos e espumantes; a dado momento, por iniciativa e trabalho coletivo dos produtores, buscam o reconhecimento da Indicação Geográfica, concedida, no Brasil, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)”, diz Tonietto. “Reconhecida a IG, o consumidor tem à disposição um produto de origem controlada, com características da área de produção delimitada, enquanto o produtor e sua associação se comprometem a zelar pelo produto, obedecendo aos critérios definidos no regulamento de uso da Indicação, assegurando mercado via fidelização de consumidores e agregando valor à sua produção”.
No momento, a Serra Gaúcha possui três Indicações Geográficas de vinhos finos e espumantes reconhecidas: Vale dos Vinhedos, da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Pinto Bandeira, da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), e Altos Montes, da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). A IG Monte Belo, da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), será oficialmente certificada sexta-feira da próxima semana, dia 13. Afora isso, o projeto de desenvolvimento da Indicação de vinhos finos moscatéis Farroupilha, da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), está em fase de conclusão. Outro projeto de IG foi recentemente iniciado para os vinhos da Campanha Gaúcha.

O pesquisador Jorge Tonietto afirma que a intenção, com o lançamento da seção no site, é oferecer à sociedade um referencial nacional e internacional em relação à temática das Indicações Geográficas de vinhos finos em projetos apoiados pela Embrapa e parceiros. “As informações também dão visibilidade ao dedicado trabalho dos produtores de cada associação”, declara ele. A seção nosite disponibiliza, em caráter inédito, o regulamento de uso de cada IG, com as normativas de produção e controle de vinhos finos delas. Também podem ser acessados os mapas das áreas delimitadas, o histórico dos projetos desenvolvidos e publicações, entre outras informações. Ainda nos anos 1990, a Embrapa Uva e Vinho foi pioneira no tema das Indicações, ao estimular a adoção desse instrumento de propriedade industrial e valorização dos produtos, por parte da cadeia produtiva vitivinícola.

Nenhum comentário: