sábado, 7 de dezembro de 2013

Destaque para cultivar de uva cada vez mais adotada por produtores




BRS Vitória: primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio.
João Dimas Garcia Maia/Embrapa Uva e Vinho 

Sexta-feira, dia 6, com início às 8h, em Elias Fausto (SP), aconteceu dia de campo sobre novas cultivares de uva de mesa desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O destaque foi a variedade BRS Vitória, a primeira cultivar de uva sem semente brasileira tolerante ao míldio, a mais danosa doença da videira no país. Lançada em novembro do ano passado, a variedade vem despontando como um caso de sucesso: a Embrapa já vendeu, a cerca de cem produtores de diferentes regiões do Brasil, material propagativo para a implantação de em torno de dez hectares da cultivar. Em São Paulo, o produtor Paulo Claudio Tomazetto – dono da propriedade em que ocorreu o dia de campo de sexta-feira –, parceiro nos testes de validação da variedade, por exemplo, já plantou novas áreas da cultivar. Afora isso, há o testemunho de atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) que ressaltam a muito boa aceitação da BRS Vitória, de parte dos consumidores, por conta de seu sabor, aframboesado, e doçura.
Em relação à tolerância ao míldio, a variedade alinha-se ao conceito de produção agrossustentável: em seu manejo é possível reduzir o número de aplicações de fungicidas. Desenvolvida no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, coordenado pelos pesquisadores João Dimas Garcia Maia e Patricia Ritschel, a cultivar apresenta, ainda, elevada produtividade – entre 25 e 30 toneladas por hectare por safra. De cor preta, a BRS Vitória já foi testada em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e também no Vale do Submédio São Francisco.

O dia de campo sobre novas variedades é uma realização da Embrapa Uva e Vinho e da Embrapa Produtos e Mercado, com apoio do Sindicato Rural de Indaiatuba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Elias Fausto. Participam, como patrocinadores, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo.

Nenhum comentário: