quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Cave Pericó Champenoise Nature


Uma boa pedida neste fim de ano é o Cave Pericó Champenoise Nature, um espumante safra 2010, elaborado com 45% de Cabernet Sauvignon, 30% de Chardonnay e 35% de Merlot, nas terras de altitude e neve de Santa Catarina, a 1.300 metros do nível do mar, cuja uvas vieram de videiras francesas plantadas em 2004.
De acordo com Wander Weege, administrador da Pericó, as uvas foram selecionadas no vinhedo e colhidas à mão. A quantidade máxima de uva por caixa foi de 18 quilos, colocadas em caminhão refrigerado a 8° até a chegada na cantina, onde foram desengaçadas e prensadas imediatamente. O mosto foi clarificado naturalmente pelo frio. Depois de 49 horas, as borras foram separadas e posteriormente inoculado a levedura. A temperatura de fermentação oscilou entre 11° e 12°. Durou 21 dias. O vinho ficou em contato com as borras finas por 76 dias. Depois, foi refermentado pelo método clássico (champenoise) e a maturação ocorreu por 1 ano e 6 meses sobre a levedura, o que lhe conferiu cremosidade e fineza. O degourgemant foi feito no dia 16 de julho de 2012.
Com álcool de 12,5%, tem acidez total de 6,45 g/L e acidez volátil de 0,29 g/L, 1,63 g/L de açúcares totais, o que o torna interessante para diabéticos, pois é sem adição de açúcar. Amarelo palha, tem perlage muito fino, abundante e duradouro, aroma fino, delicado e muito complexo, com notas de frutas brancas, abacaxi, maçã verde e de casca de pão tostado e de levedura. Na boca, tem ótima acidez, muito equilibrado, excelente cremosidade, peristente e com retro-olfato agradável e frutado. Eu sugiro prová-lo como aperitivo e degustá-lo com antepastos, peixes e frutos do mar, culinária oriental, carnes brancas, massas, risotos, queijos e maçãs. Experimentei com queijo brie e foi delicioso.

A Pericó também apresenta para este fim de ano um espumante Cave Pericó Branco brut, elaborado também com Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, mas em proporções diferentes. Este, porém, ainda não experimentei.

Nenhum comentário: