domingo, 10 de novembro de 2013

Secretário de Inovação do Mdic visita a Serra Gaúcha para conhecer melhor a realidade do setor vitivinícola


            Fujimoto veio aprofundar informações sobre as necessidades da cadeia produtiva da uva e do Vinho.
Foto Carlos Paviani, Ibravin.



Nelso Fujimoto veio avaliar objetivos do Modervitis, que busca dar maior competitividade à cadeia produtiva, devendo entrar no Plano Brasil Maior a ser lançado pelo governo federal ainda este ano. Para conhecer as diferentes realidades do setor vitivinícola e avaliar de que forma o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) pode contribuir com a cadeia produtiva, que o secretário de Inovação Nelso Fujimoto esteve visitando a Serra Gaúcha no último final de semana de outubro.
Convidado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o representante do governo federal esteve avaliando os objetivos de reestruturação da vitivinicultura previstos no Programa de Modernização Vitivinícola (Modervitis). Desenvolvido pela entidade, em resumo, o programa propõe a modernização e maior capacitação da base da cadeia produtiva da uva e do vinho nos polos tradicionais de produção, para torná-la mais competitiva. O projeto está em fase final de planejamento, para inserção no âmbito do Plano Brasil Maior que deverá ser lançado oficialmente pelo executivo federal até o final do ano.
O programa prevê a renovação de vinhos e reestruturação de vinícolas, através de financiamentos e a implantação de um programa de Assistência Técnica em viticultura, bem como outros instrumentos de regulação de estoques. A proposta é que a participação neste programa se dê através de cooperativas ou entre o estabelecimento de parceria de longo prazo entre indústrias vinícolas (nucleadoras) e produtores de uvas (nucleados).

Acompanhados pelo diretor Executivo do Ibravin Carlos R. Paviani e pelo pesquisador da Embrapa e coordenador técnico do Modervitis José Fernando Protas, Fujimoto foi recepcionado pelo presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga) Mario Verzeletti e visitou as vinícolas Courmayeur e Vaccaro, ambas de Garibaldi. A atividade foi encerrada com visita à Fenachamp.

Nenhum comentário: