domingo, 10 de novembro de 2013

Exposição com barris de vinho em Bento Gonçalves

  


                                          Vinho – A arte dentro do barril
                                           D/JN

O Ateliê Eliane Pasquetti, apresentará em primeira mão para a cidade de Bento Gonçalves, a Exposição "Aromas da Terra", um trabalho inédito que mostrará obras de 20 artistas que colocaram suas inspiraçoes artísticas nos barris de vinho. Esse projeto, que tem como apoio do Ministério da Cultura e patrocínio de alguns empresários do município, deverá percorrer outras cidades do estado até o ano de 2014.
A abertura acontecerá na  segunda-feira, 11-11, nos espaços externos da Prefeitura Municipal, na presença de autoridades do município e convidados em geral. É a primeira vez no Brasil que se realiza um trabalho deste estilo, mostrando a arte em uma outra visão: nos barris.
Esse trabalho foi elaborado especificamente focado no setor vitivinícola, que foi inspirado em toda a comunidade e região e tem como objetivo mostrar à população de Bento Gonçalves, visitantes e turistas de todos os setores, a arte com o tema “Vinícola sobre um novo suporte: os barris”.
Cada barril de vinho mostrará a diversidade da cultura italiana, que carrega sua colonização, desenvolvida pela inspiração de artistas plásticos que fizeram da arte uma mobilização cultural.
O projeto conta com apoiadores e patrocinadores que serão ressarcidos pela Lei Rouanet, um apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.

E para que a exposição continue por todo o estado é preciso que entidades e empresários da região e de todo o estado conheça o trabalho e participem também do projeto. A arte proposta percorrerá outras cidades da região, divulgando sobre outro suporte que não seja a tela, mas sim demonstrando que é possível trabalhá-la como um instrumento temático: o Barril de Vinho.

Nenhum comentário: