terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cooperativas vitivinícolas decidem adotar estratégias conjuntas para ampliar participação no mercado mundial


        As cooperativas Vitivinícolas da Europa e do Mercosul irão desenvolver ações integradas para ampliar sua atuação no mercado e fortalecer a atividade produtiva. Um conjunto de decisões foram tomadas nesta segunda-feira(4 de novembro) durante as atividades do o I Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e II Encontro de Cooperativas Vitivinícolas UE-Mercosul, que acontece no Hotel Swan Tower, em Caxias do Sul. As decisões serão encaminhadas aos dirigentes de cooperativas, aos encarregados pela gestão das organizações representativas do setor e aos governos.
      Essas medidas constituem estratégias importantes para fortalecer o cooperativismo vinícola que responde por mais de 60% das commodities da produção vitícola de todo o mundo. A primeira ação será a criação de um observatório para o compartilhamento mundial de informações sobre produção, mercado e preços do setor. O Presidente da FECOVINHO, Oscar Ló, disse que a partir desse observatório, as cooperativas vitivinícolas gaúchas poderão acompanhar a evolução das safras e definir estratégias de ação nos mercados.
      A segunda medida será a promoção de intercâmbio entre as cooperativas dos diversos países, com o envio de técnicos, enólogos,associados e dirigentes a outros países para compartilhar conhecimentos e promover o aprimoramento da gestão da atividade produtiva e dos negócios. O Presidente das Cooperativas do Vale d’Orbieu/França, Joel Castany, qualifica como vital essa iniciativa para o futuro das cooperativas, porque vai promover a transferência de conhecimento e tecnologias para as cooperativas ampliarem a sua capacidade de enfrentar o mercado globalizado e competitivo.
       A terceira iniciativa conjunta será a ação política envolvendo os parlamentos estaduais e federais dos diferentes países para transmitir informações do setor e provocar a aprovação de leis que favoreçam a produção cooperativada. O Representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Adão Villaverde, que participou do evento, garantiu que o parlamento gaúcho vai implementar imediatamente uma iniciativa de apoio a essa decisão das cooperativas. Segundo o deputado, o apoio político é fundamental para fortalecer a atividade das cooperativas, que tem uma ação importante no desenvolvimento social e econômico das comunidades. “Vamos nos somar às cooperativas para implantar essa iniciativa”.

       Outra decisão importante é que as organizações cooperativas irão solicitar à Organização Internacional do Vinho(OIV) à criação de uma seção específica no organismo para tratar da produção e comercialização das cooperativas Vitivinícolas e assegurar ao produtor melhor remuneração do trabalho, qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento local. As cooperativas decidiram solicitar a constituição de uma representação formal e permanente das cooperativas na OIV. O Fórum Mundial das Cooperativas prossegue até o meio-dia desta terça-feira.

Nenhum comentário: