quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Brasil amplia premiações no exterior


Das 11 medalhas conquistadas no Vinandino 2013 uma é Grande Medalha de Ouro, duas são Ouro e oito são Prata. Os vinhos e espumantes brasileiros foram destaque no Vinandino 2013, realizado entre os dias 10 e 16 de novembro nas cidades de San Juan e Mendoza, na Argentina. Onze produtos verde amarelo conquistaram medalhas com ênfase na Grande Medalha de Ouro, uma premiação que evidencia a superioridade do espumante nacional. Considerado o maior concurso da América Latina em número de amostras, o Vinandino é patrocinado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE). 
A edição reuniu 750 amostras do Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Estados Unidos, Romênia, República Tcheca, Itália, Alemanha, França, Eslovênia, Hungria, Nova Zelândia e Austrália. O concurso iniciou no Hotel Viñas del Sol, em San Juan, com a avaliação de 150 amostras. No dia 13 o concurso mudou para Mendoza, no Hotel Intercontinental, onde foram degustadas as 600 amostras restantes. 
O Brasil esteve representado no concurso pelo conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Christian Bernardi, além de Juciane Casagrande e Regina Vanderlinde. Muito prestigiado pela OIV, o evento contou com a presença da presidente da Organização OIV, Cláudia Quini; do diretor Geral Adjunto Yann Juban e do presidente da Comissão de Enologia da OIV, Valeriu Cotea. 
Segundo Bernardi, os produtos brasileiros tiveram bom desempenho. “O grande destaque foi para nossos espumantes, mas os vinhos tintos também alcançaram boas pontuações”, destaca. 
PREMIAÇÕES 
Grande Medalha de Ouro
Gran Legado Espumante Rosé Brut – Vinícola Gran Legado 
Medalha de Ouro
Aurora Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Espumante Reserva Moscatel 2012 – Casa Valduga Vinhos Finos 
Medalha de Prata
Conde de Foucauld Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
Espumante Arte Brut– Casa Valduga Vinhos Finos
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Gran Legado Espumante Moscatel – Vinícola Gran Legado
Ponto Nero  Espumante Brut Rosé 2013 – Domno do Brasil
Salton Intenso Marselan 2012 – Vinícola Salton
Salton Talento 2009 – Vinícola Salton
Zanotto Chardonnay 2013 – Vinícola Campestre

Nenhum comentário: