quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vinícola Perini foi campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos



                                Benildo Perini comemorou com os funcionários
                                Foto Gilmar Gomes

A Vinícola do Vale Trentino, em Farrouplha, teve o maior número de amostras (16) classificadas na competição, sendo 10 na categoria Tinto Fino Seco, quatro na Branco Fino Seco Aromático e duas bases para espumantes. A Vinícola Perini foi a grande campeã da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos. A empresa  teve 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas do Brasil na safra 2013. As duas outras vinícolas que ficaram em segundo lugar ficaram bem atrás, com 11 rótulos. Em 2012, a Perini havia ficado em 2º lugar na 20ª Avaliação Nacional de Vinhos, com 11 vinhos classificados entre os 30% melhores da safra do ano passado. “É a consagração de um trabalho sério e dedicado de toda a família e equipe da Vinícola Perini, a começar pelas videiras, o segredo do sucesso de nossos vinhos”, afirma o diretor-presidente Benildo Perini.
A evolução da Vinícola Perini pode ser comprovada ano a ano. Esta é a quinta vez consecutiva que a empresa tem uma amostra apresentada entre as 16 melhores da safra na Avaliação Nacional de Vinhos. Nos últimos quatro anos, a Perini ganhou na categoria Branco Fino Seco Aromático, sempre com uma amostra de Moscato R2. Este ano, o reconhecimento à excelência chegou aos tintos. A Perini teve a sua amostra de Merlot escolhida para figurar entre as 16 melhores da safra 2013. Mais do que isso: a amostra de Merlot teve a maior pontuação (91) entre os degustadores técnicos (mediana de seleção). “O terroir do Vale Trentino, com sua alta altitude de aproximadamente 800 metros, baixa umidade e solo pedregoso, é adequado para elaborar bons tintos”, argumenta o enólogo Leandro Santini.
Uma prova é que este ano o ícone da empresa – o vinho tinto Perini Qu4tro 2009 – conquistou o Top Ten da Expovinis 2013, a maior feira de vinhos da América Latina. “Tem sido um ano incrível para a Perini, que pode comemorar o reconhecimento da crítica e sobretudo do público consumidor”, comenta o diretor comercial Franco Perini. Segundo ele, a empresa está crescendo acima do setor este ano, com acumulado positivo de 25,3% até setembro.
Ao todo, foram avaliadas 309 amostras inscritas por 63 vinícolas de seis estados. No ano passado participaram 70 empresas de sete estados, totalizando 387 amostras inscritas em 2012. É neste universo que a Vinícola Perini destacou-se com 16 amostras eleitas entre as 30% de maior destaque no país na atual safra (confira abaixo a lista completa). Foram 10 amostras na categoria Vinho Fino Seco, quatro na Branco Fino Seco Aromático e duas bases para espumantes. 
“Ter 10 vinhos tintos com destaque na avaliação e o Merlot entre os 16 mais representativos em um total de 309 amostras, evidencia que a Vinícola Perini elabora tintos elegantes, com características peculiares e relevantes no terroirfarroupilhense do Vale Trentino”, destaca o diretor de marketing, Pablo Perini.
A Avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento do gênero no mundo. Nas suas 21 edições, 4.832 amostras foram avaliadas e 13 mil pessoas testemunharam o momento maior do vinho brasileiro. Desde 1993, quando foi criada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento exerce forte influência na evolução da produção nacional e na promoção do vinho junto ao mercado consumidor, atraindo olhares do mundo todo. A 21ª edição esgotou os ingressos em apenas duas horas. O privilégio de viver essa experiência coube a apreciadores de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e de oito países (Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, Cuba, Estados Unidos, Itália e Uruguai).
Confira as 16 amostras da Vinícola Perini selecionadas entre as 30% melhores da safra 2013:
1.      Merlot IV* – Tinto Fino Seco
2.      Cabernet Sauvignon I – Tinto Fino Seco
3.      Moscato Bianco R2 – II – Branco Fino Seco Aromático
4.      Ancellotta IV – Tinto Fino Seco
5.      Ancellotta I – Tinto Fino Seco
6.      Merlot III – Tinto Fino Seco
7.      Marselan I – Tinto Fino Seco
8.      Moscato Bianco R2 – III – Branco Fino Seco Aromático
9.      Marselan III – Tinto Fino Seco
10.  Chardonnay/Riesling Itálico ­– Vinho Base para Espumante
11.  Merlot II – Tinto Fino Seco
12.  Chardonnay/Riesling Itálico – Vinho Base para Espumante
13.  Cabernet Sauvignon III – Tinto Fino Seco
14.  Merlot I – Tinto Fino Seco
15.  Moscato Bianco R2 – I – Branco Fino Seco Aromático
16.  Moscato Bianco R2 - IV - Lote 812 – Branco Fino Seco Aromático
*Amostra mais representativa da safra 2013 na categoria Tinto Fino Seco
A Perini foi a primeira vinícola brasileira a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos, a partir da safra de 2010. A tecnologia garante que todas as etapas de elaboração dos produtos – desde a videira até a distribuição no mercado – passem por um rígido acompanhamento dos enólogos, técnicos e gestores da vinícola. “A rastreabilidade completa dos nossos produtos traz tranquilidade e segurança para o consumidor”, afirma o diretor-presidente Benildo Perini.
Instalada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Perini tem 5 mil clientes no Brasil para seus 90 itens de produtos derivados da uva. Seus principais mercados são Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Já publiquei, mas vale a pena repetir os 16 vinhos representativos da safra 2013:
Categoria: Vinho Base Para Espumante
1. Vinho Base Espumante - Chardonnay - Casa Valduga Vinhos Finos
2. Vinho Base Espumante - Riesling Itálico / Chardonnay / Pinot Noir -
Chandon do Brasil
3. Vinho Base Espumante - Pinot Noir - Vinícola Geisse

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. Riesling Itálico - Cooperativa Vinícola Aurora
5. Chardonnay - Cooperativa Vinícola Nova Aliança
6. Chardonnay - Luiz Argenta Vinhos Finos
7. Chardonnay - Vinícola Góes e Venturini
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. Sauvignon Blanc - Vinícola Miolo
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. Cabernet Franc - Vinícola Salton
Categoria: Tinto Fino Seco
10. Merlot - Bueno Bellavista Estate
11. Cabernet Sauvignon - Rasip Agropastoril
12. Malbec - Vinícola Almaúnica
13. Marselan - Vinícola Dom Cândido
14. Teroldego - Vinícola Don Guerino
15. Teroldego - Vinícola Monte Rosário - Vinhos Rotava
16. Merlot - Vinícola Perini



Nenhum comentário: