segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Concurso Sommelier do Ano – Rio Wine and Food Festival



                               João Pedro Lamonica é o Sommelier do Ano 2013
                                Foto Andréa Fantoni

O vencedor do concurso Somelier do Ano foi João Pedro Lamonica, do Alloro. Em segundo lugar ficou Thiago Santos (Prado Grill), seguido de Marco Aurélio Nascimento (Quinta da Escanção). O concurso é uma iniciativa da Baco Multimídia em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RJ), oSindicato de Hotéis e Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio)  e aAssociação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Esta foi mais uma ação do Rio Wine and Food Festival , na sede da ABS-Rio. 
Cerca de 30 sommeliers se inscreveram, embora nem todos tenham participado da prova escrita que aconteceu na última sexta-feira. Na avaliação oral, primeira prova da segunda etapa com duração de trinta minutos, os candidatos experimentaram bebidas e foram arguidos pelos diretores da ABS Roberto Rodrigues e Joseph Morgan. Em seguida, ocorria a prova prática, quando o sommelier participou de uma simulação ao escolher e servir vinhos para um casal. Cabia ao juri avaliar o serviço e suas dicas de harmonização. Participaram deste júri, além de Deise Novakoski e Marcelo Copello, o presidente e a vice-presidente da ABS, respectivamente, Ricardo Faria e Maria Helena Taunay, e os diretores Cesar Moreira e Jose Paulo Gilson. 

João Pedro Lamonica ganhou uma viagem para o Douro, em Portugal. Já Thiago Santos ganhou uma hospedagem para casal no resort Vila Galé. E o Marcos Nascimento levou a assinatura da Revista Baco, um kit ofertado pela Miolo e um jantar para casal no restaurante Mr Lam. O Rio Wine and Food Festival, evento voltado para os amantes do vinho e da gastronomia, começou 7 de outubro e encerrou dia 13, com leilão de vinhos no hotel Fasano.

Nenhum comentário: