segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Circuito Brasileiro de Degustação registrou recorde de público e de participação de vinícolas


                                Etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro do Vinho
                                Foto Cassiano Farina

O evento chegou a onze capitais e foi prestigiado por 5,9 mil pessoas. Trinta e seis empresas estiveram nas etapas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.O Circuito Brasileiro de Degustação chegou ao terceiro ano consecutivo quebrando recordes de público e de participação das vinícolas consolidando-se como o grande evento itinerante do vinho brasileiro. Neste ano, 5.930 pessoas prestigiaram o Circuito, nas onze cidades por onde passou. De regiões tradicionais na produção vitivinícola, como a Serra e a Campanha Gaúcha, até novos terroirs como Santa Helena do Goiás e Pirapora, em Minas Gerais, ao todo 36 vinícolas, além do projeto Suco de Uva 100%, participaram das etapas neste ano. Do total de vinícolas, 62% das empresas presentes são de pequeno porte, 13% de médio e 25% de grande porte. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 43,5% em público e de 15% em vinícolas participantes.
Entre os meses de abril e setembro, o Circuito passou por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), na região Sul; Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), no Sudeste, Goiânia (GO), na região Centro Oeste; e Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE), no Nordeste.  A produção vinícola nacional também foi destaque na VI Vinum Brasilis, realizada em Brasília, no mês de agosto. O evento integra o calendário oficial do Circuito e foi prestigiado por mais de duas mil pessoas. Em São Paulo (SP), as degustações dos vinhos brasileiros ocorreram em conjunto com o Wine In, evento voltado exclusivamente ao vinho tinto que atestou a qualidade e a competitividade do produto brasileiro com painéis de degustação às cegas.
Para o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, um dos pontos que devem ser observados neste ano foram as reuniões com entidades supermercadistas e a implantação do projeto Radar. O dirigente destacou que as duas ações foram fundamentais para a colocação em prática do acordo de promoção comercial que, entre outras medidas, busca ampliar os canais de vendas em cada região do país. “Aproveitamos esses eventos para estreitar ainda mais e ampliar os canais de venda em mercados com grande potencial de consumo. Consideramos que o circuito cumpriu com o papel de divulgar o vinho brasileiro para um público especializado e também para o consumidor final destas cidades”, constatou.
O Radar foi implementando para mapear, cadastrar e estreitar relacionamento com públicos estratégicos para os eventos do Ibravin. A ação iniciou a partir da etapa de Goiânia (GO) e foi levada para São Paulo (SP) e para as quatro capitais do Nordeste. O projeto, que envolve pesquisa de restaurantes, supermercados, jornalistas, redes atacadistas e de distribuição, contou com o apoio de entidades regionais e das vinícolas que já estão nos mercados onde o circuito ocorreu. Como resultado, houve um direcionamento mais efetivo de público, maior número de contatos e de prospecção de negócios.
Outra novidade deste ano, a Copa Vinhos do Brasil – aplicativo virtual para -  abriu os trabalhos na etapa nordestina do evento e irá revelar o time para a etapa final do jogo na etapa Centro-Oeste de 2014, antes do campeonato da Fifa no país.
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Circuito é realizado em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal.
INFORMAÇÕES GERAIS DO CIRCUITO
Cidades de realização: Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
Público total: 5.931 pessoas;
Vinícolas participantes: 36, além do projeto Suco de Uva 100%;
Palestras realizadas: 20;
Eventos paralelos: Vinum Brasilis e WineIn.
Empresas participantes do Circuito:
Aracuri Vinhos Finos
Casa Geraldo Vinhos Finos
Casa Valduga
Casa Venturini Vinhos e Espumantes
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Courmayeur do Brasil Vinhos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Dommo do Brasil
Don Abel Vinhos Premium
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Famiglia Zanlorenze
Gran Legado Vinhos e Espumantes
Guatambu Estância do Vinho
José Sozo Vinhos
Lídio Carraro Vinícola Boutique
Luiz Argente Vinhos Finos
Miolo Wine Group
Natural Products
Pericó Vinhos
Pireneus Vinhos e Vinhedos
Pizzato Vinhas e Vinhos
Quinta da Neve
Quinta Don Bonifácio
Sanjo – Coop Agrícola de São Joaquim
Vinícola Aurora
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Dezem
Vinícola Hermann
Vinícola Kranz
Vinícola Nova Aliança
Vinícola Perini
Vinícola Peterlongo
Vinhedo Routhier e Darricarrère
Vinícola Salton
Vinícola Sinuelo
ViniBrasil
Suco de Uva 100% do Brasil

O Circuito, que, em 2011, teve três cidades, 25 vinícola e 1.700 participantes, em 2013 alcançou 10 cidades, com 32 vinícola e 5.930 visitantes. 

Nenhum comentário: