segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aspectos sobre o mercado brasileiro de vinhos levantados no Seminário Vinho e Mercado


- O mercado mundial de vinhos movimenta anualmente US$ 270 bilhões.
- O mercado brasileiro vem crescendo mais em valor que em volume, mostrando tendência de uma maior qualificação do consumidor.
- Verifica-se um aumento no mercado de luxo, com a proliferação de coleções de vinhos no Brasil.
- O enoturismo se apresenta como uma grande oportunidade para o consumidor conhecer e estreitar laços com a produção brasileira de vinhos.
- As regiões Sul e Sudeste representam 86% do mercado de vinhos no brasil sendo São Paulo  responde por 33%, e Rio de Janeiro 25%.
- No Brasil, duas das principais barreiras ao consumo são o preço do vinho (alto para os padrões econômicos e sociais do brasileiro) e o pouco conhecimento e cultura do vinho.
- Segundo a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), existem cerca de 30 mil rótulos de vinhos disponíveis no Brasil, incluindo os nacionais, e 300 importadoras
- As cervejas premium estão se apresentando como concorrentes diretas ao vinho. Existem 135 microcervejarias no Brasil e a projeção é que este segmento chegue a 2% de share, representando 274 milhões de litros, atraindo o consumidor que está ascendendo socialmente.


Nenhum comentário: