segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ações estruturantes para cadeia produtiva nortearam agenda em Brasília


                   Acompanhados por deputados, vitivinicultores estiveram com ministro Pimentel
                   Crédito: Washignton Costa, Mdic

Lideranças do setor vitivinícola brasileiro foram recebidos no Mdic, EM Brasilia, para dar encaminhamento a projetos para aumentar competitividade no mercado interno. Além do corpo a corpo junto aos deputados federais para inclusão do setor no Simples Nacional, a agenda dos representante do setor vitivinícola em Brasília, quarta-feira, dia 9 de outubro,  envolveu reuniões com o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e  Comércio Exterior (Mdic) para tratar de assuntos estruturantes ao setor.
Por intermédio dos deputados Federal Paulo Ferreira (PT-RS) e estadual Adão Villaverde (PT-RS), Pimentel recebeu comitiva de lideranças do setor formada pela vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha, Josecarla Signor, pelo diretor da Federação das Cooperativas de Vinho do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Helio Marchioro, pelo diretor da União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), Henrique Benedetti, e pelo diretor-executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani.
Na audiência as lideranças do setor apresentaram as necessidades do setor e o programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis) que deverá desenvolver ações para reestruturação da cadeia produtiva e investimentos em tecnologia com o objetivo de obter maior competitividade. O programa prevê responsabilidades para três ministérios: Mdic, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Desenvolvimento Agrário (MDA). “O ministro Pimentel disse compreender este programa como essencial e designou ao Secretário de Inovação da pasta, Nelson Fujimoto, para representar o Mdic na relação com os demais ministérios e com o setor produtivo”, relatou Paviani. De acordo com Fujimoto, o Mdic poderá patrocinar de forma gratuita, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ((Pronatec), a capacitação de produtores e trabalhadores do setor vitivinícola. O Modervitis está tendo sua metodologia ajustada para ser inserido do programa Brasil  Maior, do Governo Federal.

A comitiva também fez um relato das negociações do setor vitivinícola no âmbito do acordo estabelecido em outubro do ano passado com os varejistas, distribuidores e importadores de bebidas, que tem por objetivo aumentar a presença de vinhos brasileiros no mercado interno e buscar o crescimento do consumo per capita de vinhos no pais. O ministro se comprometeu a apoiar a iniciativa e propôs-se a reunir-se com as lideranças do setor supermercadista, importadores e produtores nacionais para acompanhar as ações desenvolvidas através do acordo de cooperação para promoção do vinho brasileiro no mercado interno, que extinguiu a solicitação de Salvaguarda. Uma campanha publicitária nacional para valorização dos rótulos verde-amarelos está em avaliação.

Nenhum comentário: