segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A importância do campo para o Brasil



                                Tarso Teixeira entrega a homenagem ao bloguista Danilo Ucha
                                        Sérgio, Regina Maria Jair, Ucha, Adroaldo e Vera
                                        Tarso Teixeira e as Rainhas das associações de criadores
                                       Zambiasi (Erli Nunes) dá o toque final na paella em homenagem ao bloguista
                                       Fotos Arfio Mazzei/D/JN

O excelente espumante brut da Guatambu marcou a abertura do jantar-baile, no espaço Banana Café, em São Gabriel, dia 18 de outubro, quando da inauguração da 79ª Exposição Feira de Animais e Máquinas Agrícolas e das homenagens a várias pessoas que se destacaram na contribuição ao desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Sul e no Brasil, inclusive este bloguista. Depois, continuamos à noite, acompanhando as paellas, tradicional e campeira, elaboradas pelo chef Zambiasi, com Tannat e Cabernet Sauvignon Rastros do Pampa, também da Guatambu.. Por mim, teria continuado com o Tannat, não só porque é muito bom, mas, principalmente, porque acompanhei o trabalho de Valter José Pötter, dono da Guatambu, quando ele bebia Tannats uruguaios para ver qual o melhor e, então, poder ter um padrão para criar o seu, junto com os enólogos Gabriela Pötter e Alejandro Cardozo. Mas, infelizmente, terminou o Tannat naquela noite e tivemos que passar para o Cabernet Sauvignon.
O Valter José não esteve no jantar, mas seu irmão mais moço, o Adroaldo Pötter e a Vera estava, vieram especialmente de Livramento, para assistir as homenagens, nas quais este blogueiro foi homenageado por contribuição ao desenvolvimento do agronegócio. Segundo a placa, que recebi das mãos do presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira, fui merecedor do destaque “por contribuição ao agronegócio da região e do estado através da difusão de informações de qualidade para todo o Rio Grande do Sul, dando visibilidade ao empreendedorismo do interior e usando o jornalismo como instrumento de promoção do desenvolvimento”.
Toda a sociedade de São Gabriel e importantes nomes do agronegócio da Fronteira Oeste e da Campanha compareceram ao jantar-baile de abertura da 79ª Exposição Feira de São Gabriel, no bonito Banana Café, durante o qual fui homenageado, junto com outras pessoas. Outro conterrâneo, o empresário santanense Pedro Augusto Severo Pinto, também foi homenageado pelo apoio que suas atividades representam para o desenvolvimento da pecuária e agricultura  do País, especialmente, nesta região. O troféu foi entregue pelo presidente do Sindicato Rural Tarso Teixeira, também vice-presidente da Farsul, acompanhado pela simpática esposa Rosane. Entre os presentes que foram especialmente de Livramento para prestigiar a homenagem, o empresário rural Adroaldo Pötter e sua esposa Vera e o advogado Olimpio Simôes Pires e esposa Jacyra. Fui muito cumprimentado, inclusive pelo deputado Frederico Antunes (PP), pelo vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong. Estavam, comigo minha esposa Maria Jair Fontoura,  Arfio Mazzei, Sérgio Luiz Mazzei e Regina Peuckert Mazzei. O Arfio veio especialmente de Bagé.
A cerimônia teve desfile de Rainhas das diversas associações de criadores – como há moças lindas em São Gabriel! -  e entrega de homenagens a outras personalidades de destaque da região. Foram homenageados Maria Luiza Valli Cataldi, Lacir Raphael Montagner, Ana Maria da Silveira Machado, Frederico Antunes, Hebe Maria Veríssimo da Costa, Amaral José de Freitas Cunha, João Alfredo Reverbel Bento Pereira, Rafhael Maria Joseph Vanhove, Maria Cristina Brenner Gonçalves Varella, Dagoberto Frederico Russomano Foccacia, Maria Antônia da Silva Borges e Pedro Augusto Severo Pinto, grande empreendedor rural e empresário do setor de máquinas e implementos agrícolas, com lojas que levam o nome de seu pai, Jorge Santos, em Livramento, São Gabriel, Alegrete, Bagé,Dom Pedrito, Rosário do Sul e Uruguaiana.
Apesar de haver um deputado entre os homenageados, Frederico Antunes, fui escolhido para falar em nome de todos. Não fiz discurso, é claro, apenas destaquei alguns grandes números deste ano, divulgados pelo ministério da Agricultura e Pecuária, que demonstram a importância econômica do agronegócio para o desenvolvimento econômico, social e político do Brasil: de janeiro a setembro, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram 78 bilhões de dólares, aumento de 9,5% em relação a 2012; a safra brasileira de grãos 2013-2014 deverá ultrapassar 195 milhões de toneladas, mais 4,5% do que a anterior; as exportações de carnes cresceram 19,4%, entre janeiro e setembro, de 2013,  ultrapassando a marca de um milhão de toneladas e poderão chegar a 1,5 milhão, transformando-se no principal influenciador positivo na balança comercial brasileira em 2014. O País vendeu carne para 130 países, faturando 4,8 bilhões de dólares, 13% mais do que em 2012. Este é o agronegócio gaúcho e brasileiro. Ao escrever sobre ele, inclusive sobre a vitivinicultura, que está em crescimento na região, não estou fazendo nenhum favor. Estou reconhecendo sua importância para a economia do País e para todos os brasileiros. Por isso, fiquei muito satisfeito com a homenagem do setor rural.


Nenhum comentário: