segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A grande possibilidade dos vinhos brasileiros não serem tão caros ...

O ministério das Micros e Pequenas Empresas está estudando uma reformulação do Simples Nacional e poderá admitir as vinícolas no sistema, o que não é possível hoje. O pessoal do vinho, produtores, enófilos e jornalistas que escrevem sobre vinho estão se manifestando no sentido de levar o ministro Guilherme Afif Domingos a considerar tal solicitação. Conheci muito bem o ministro, quando ele foi presidente da Associação Comercial de São Paulo e participou da criação do Conasc – Conselho Nacional das Associações Comerciais -, em Brasilia, e sei que ele ´bem intencionado e sempre batalhou pelas micros, pequenas e médias empresas brasileiras. Se o pessoal do vinho levar até e reivindicação, bem documentada e instruída, tenho certeza que ele vai colocar as vinícolas, em sua maioria pequenas empresas, no Simples Nacional.
Através do crítico Didu Russo, Ignácio Carrau, que tem vinícola em Santana do Livramento (RS), mandou correspondência a vários jornalistas, como este bloguista, e ao Oscar Daudt, lá no Rio: “Caro Oscar, acho que vc pode nos dar uma grande ajuda ao setor dos produtores de vinhos brasileiros a preços accessíveis . Veja abaixo a noticia publicada no Estdão na semana que passou. Precisamos apoiar ao Ministro das Micro e Pequenas empresas para que se consiga o apóio ao que ele propõe para as Pequenas Empresas. Será que nesse seu mailing de mais de 5 mil pessoas e empresas não tem alguem que possa nos ajudar a conseguir transformar as nossas pequenas empresas familiares em SimplesS e a não entrar na tributação das ST que fazem os custos se dispararem a valores astronômicos. A grande maioría dos seus afiliados se queixam dos preços dos bons vinhos brasileiros, mas a maioría deles não entende e nem sabe dos motivos que fazem esses custos serem tão altos. O Brasil pode produzir vinhos tão bons e melhores do que a  maioría dos importados, embora pouca gente ainda acredite nisso  e com preços competitivos se aliviarem os absurdos dos custos e gravámenes impositivos. Grande abraço e espero que vc que conhece todos os jornalistas e bloguistas do Brasil consiga eles fazerem entender o que é preciso para conquistar isso . Eu estou copiando a alguns deles. Aproveito para pedir a todos eles reenviar a todos os que conheçam já que os meus contatos são poucos ainda. O Brasil é um dos poucos países no mundo que considera o vinho uma bebida alcóolica quando na realidade é um alimento e muito saudável e necessário.
Parabéns ao Guilherme Afif pelo seu empenho no que pode ser a salvação das pequenas empresas vitivinicolas brasileiras ....”
Ignacio Carrau – Montevideu
......................



Nenhum comentário: