quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vinícolas brasileiras receberam prêmio nacional por qualidade e inovação em embalagens


Aurora, Casa Valduga e Routhier & Darricarrère foram agraciadas com a distinção ouro na 13ª edição do prêmio concedido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). O reconhecimento de embalagens que agregam qualidade e valor aos produtos levou à premiação de três empresas do setor vitivinícola pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). O resultado da 13ª edição do prêmio conferido pela entidade foi divulgado na última quinta-feira (19), em evento na cidade de São Paulo (SP), e reconheceu empresas e profissionais que se destacaram como ícones de inovação, qualidade, tecnologia, design e funcionalidade. Vinícola Aurora, Casa Valduga e Routhier e Darricarrère foram agraciadas com o Prêmio ABRE 2013, nos módulos Competitividade Internacional – Alimentos e Bebidas, Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas e Voto Popular – Profissionais, respectivamente. Todas levaram a distinção ouro.
A Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves (RS), recebeu o prêmio pela linha Brazilian Soul, composta por quatro rótulos de vinhos e dois de espumantes desenvolvidos para o mercado externo. A Casa Valduga, por meio da empresa fornecedora de embalagens Verallia, foi reconhecida pela garrafa de acondicionamento do suco de uva 100% integral da marca Casa de Madeira. Já a Vinícola Routhier e Darricarrère, de Rosário do Sul, Região da Campanha Gaúcha, foi premiada pelo projeto da embalagem que se transforma em expositor que remete  uma Kombi, da linha de vinhos Red que traz no rótulo a ilustração do veículo com a mensagem educativa “Se beber, vá de carona”.
O diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, destaca que o prêmio atesta que a busca pela qualidade por parte das empresas do setor vitivinícola vai além do produto em si, mostrando a preocupação com a inovação na abordagem ao cliente premiadas pela ABRE. “A embalagem é a primeira forma de comunicação com o consumidor e este reconhecimento mostra que as vinícolas têm se empenhado em desenvolver produtos de qualidade, acondicionados de forma funcional e esteticamente atraentes”, diz.
Nesta edição, cerca de 400 embalagens foram inscritas, em 38 categorias. Os vencedores se destacaram em itens como inovação, funcionalidade, qualidade, segurança, apelo de venda e sustentabilidade.  Os concorrentes foram avaliados pelas comissões Organizadora e Julgadora e  Conselho do Júri, com três vencedores por categoria que receberam as distinções ouro, prata e bronze.
A novidade deste ano do Prêmio ABRE foi o módulo Competitividade Internacional, vencido pela Aurora, que faz parte do projeto Design Embala, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de fortalecer o design de embalagem como diferencial competitivo dos produtos brasileiros para exportação.


Vencedores do Prêmio ABRE 2013
Casa Madeira Suco de Uva integral
Categoria: Embalagem de bebidas não-alcóolica
Distinção: Ouro
Projeto: Desenvolvimento de um novo design da garrafa que proporcionasse a valorização da linha de sucos integrais, ingressando em novos mercados, e que estivesse em harmonia com a linha de geleias elaboradas pela empresa.


Vinhedos Routhier & Darricarrere
Categoria: Voto Popular – Profissionais
Distinção: Ouro
Projeto: Se beber, vá de carona – caixa de transporte que vira expositor no formato de uma Kombi, fazendo conjunto com os rótulos da linha de vinhos Red, que traz a ilustração do veículo no rótulo, com a mensagem educativa “Se beber, vá de carona”.


Vinícola Aurora – Linha Brazilian Soul
Categoria: Produtos para Exportação – Alimentos e Bebidas
Distinção: Ouro
Projeto: Desenvolvimento de um rótulo com a cara e o espírito brasileiro, que também remete à elegância e qualidade do vinho, contribuindo para a construção e referencia no vinho brasileiro no mercado internacional.


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