quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Um passeio para receber a primavera no Vale dos Vinhedos


Um roteiro colorido aguarda ciclistas de toda a região para o Passeio Ciclístico da Primavera no Vale dos Vinhedos,  no dia 22 de setembro. O evento reúnirá profissionais e amadores, de todas as faixas etárias, em uma experiência de completo bem estar, aliando a saúde da prática de esportes ao espetáculo do desabrochar das flores, em Bento Gonçalves. A organização pretende aproveitar a ocasião para reforçar a necessidade de uma ciclovia para a localidade, obra já solicitada ao Governo do Estado e que chegou a motivar um abaixo-assinado. As inscrições para participar do passeio são gratuitas. 
O perfume das flores compõem o trajeto de 5,3km que será percorrido pelos participantes, com o ar puro e a beleza da estação sendo usufruídos a cada pedalada. O percurso reserva as surpresas da natureza e transforma o passeio em uma aventura cheia de novas descobertas. 
Prevista para às 9h, a saída acontece na sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e os ciclistas percorrem a Estrada do Vinho, em um passeio de diversão e inspiração.
Para repor as energias ao longo do passeio, duas paradas estão previstas, com degustação de suco natural de uva. As pausas acontecem nas vinícolas Torcello e Almaúnica e, em seguida, o grupo continua a pedalada até o Hotel Villa Michelon, ponto de chegada do trajeto. 
Nesta edição, o passeio oferecerá prêmios para a família mais numerosa, o ciclista mais idoso, o ciclista mais jovem e ainda para o mais incrementado. O evento também irá sortear uma bicicleta, da Jamar Cia do Esporte, e diárias no Hotel Villa Michelon. 
A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente no Hotel Villa Michelon, na Aprovale, na Jamar Cia do Esporte, ou ainda no local. O evento conta com o apoio do Vale dos Vinhedos, Jamar Cia do Esporte, Isabela, Sucos Suvalan, Polícia Rodoviária da Brigada Militar e Secretaria da Saúde da Prefeitura de Bento Gonçalves. Em caso de mau tempo, o passeio será transferido para o dia 29 de setembro.
Além de diversão, esporte e lazer, o Passeio Ciclístico também será uma mobilização pela construção de uma ciclovia na ERS-444, no Vale dos Vinhedos. O projeto da obra foi concluído ainda em 2010 e, na época, chegou a ser encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecom), houve concorrência para a execução, mas não foi homologado por falta de recursos, segundo à Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Daer. 
Conforme projeto, a pista para pedalada teria 8,25 quilômetros de extensão e a empresa vencedora da licitação foi a EBS Construções Ltda. O valor estimado da obra é R$ 5,4 milhões, com recursos do Tesouro do Estado. Até agora, o Daer não tem condições de especificar o início das obras devido aos impasses financeiros. 
Recentemente, um abaixo-assinado reivindicando a execução do projeto circulou na comunidade e região, com apoio da Aprovale. O Hotel Villa Michelon também apoia a causa, para que os ciclistas possam pedalar com segurança em meio à paisagem do Vale o ano inteiro, e não apenas nos passeios, quando a rua é parcialmente fechada para a prática.



Nenhum comentário: