quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sommelière da Salton ensina a harmonizar churrasco e vinhos


Recém saímos de uma maratona de churrascos, em Porto Alegre, durante os primeiros vinte dias de setembro, durante os quais os gaúchos comem, bebem, cantam e dançam para comemorar a Revolução Farroupilha (1835-1845). O resultado final até hoje se discute, quem ganhou e quem perdeu, mas isso não invalida os atos heróicos do homem da Pampa, com seu cavalo e sua lança, repetindo Tiaraju: “Esta terra tem dono!”
Como continuaremos comendo churrasco, vale a pena repetir a dica de Carina Cooper, sommelier da Vinícola Salton sobre vinho e carne na brasa. Carina  explica que “embora a maioria das pessoas veja esta combinação com incredulidade, harmonizar os sabores marcantes do churrasco com vinhos é perfeito”. No churrasco não há a necessidade de separar as carnes para fazer harmonizações individuais. “O que levamos em conta é a gordura da carne e sua textura, o que pede um vinho com taninos presentes, que tenha acidez e frescor”, esclarece Carina.
Os vinhos indicados pela sommelière para acompanhar o assado vão desde os mais elaborados como o Salton Talento, Salton Volpi Cabernet Sauvignon, Salton Intenso Merlot Tannat e Salton Intenso Cabernet Sauvignon, aos mais descomplicados, de consumo diário, como o Salton Classic Cabernet Sauvignon e o Salton Classic Tannat. Todos foram reservados em barris por um tempo deixando o vinho mais encorpado. “E já que o churrasco é uma comida que exige do metabolismo, a acidez dos vinhos só fará você se sentir melhor, vale a pena experimentar!”, incentiva a especialista.

Eu, como gosto de uma costela bem gorda e bem salgado, para desespero dos meus cardiologistas Fernando Lucchese e Euler Manente, prefiro o Salton Classic Tannat. Tenho, cá comigo, que o vinho forte e pesado ajuda a desmanchar a graxa!

Nenhum comentário: