quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Salton é referência nacional no mercado de espumantes


A Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do Brasil, referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos produtos mais premiados do País. Com opções para diversos paladares, a vinícola produz, atualmente, diferentes espumantes, pelos métodos Champenoise, Charmat e Asti, que dão origem a um rebuscado conjunto de sabores e um fino perlage.
O método Champenoise é também chamado de “clássico” ou “tradicional”, obrigatório na região de Champanhe, na França, e usado para elaborar o Salton Gerações Antonio Domenico Salton e o Salton Évidence, elaborando espumantes de grande complexidade e elegância, com a obtenção de um perlage fino e constante. Este processo, descoberto por um monge beneditino no século XVII, consiste em obter o gás carbônico em uma segunda fermentação, ocorrida dentro da garrafa.  É uma produção delicada, em várias etapas.
No método Charmat, nome que homenageia o engenheiro francês criador do processo, a segunda fermentação ocorre em grandes recipientes, chamados de autoclaves. É o processo utilizado nos espumantes Salton Reserva Ouro, Prosecco e Salton Brut. O método Asti, usado na produção do Salton Moscatel, surgiu na Itália, na região que leva esse nome, no Piemonte, e hoje é elaborado em poucas regiões fora do país de origem. Esse produto, ao contrário de outros espumantes elaborados com duas fermentações, é submetido a uma fermentação parcial. Para sua elaboração, parte-se do mosto da uva e não do vinho base.
O Salton Gerações Antonio Domenico Salton é uma assemblage de Pinot Noir e Chardonnay. De coloração amarelo ouro e grande desenvolvimento de finas borbulhas, possui aromas complexos que lembram cevada tostada, pão torrado, mel, nozes, baunilha, avelã e café. O paladar deste espumante é cremoso e com excelente acidez cítrica.
A partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir é elaborado o Salton Évidence, que equilibra o paladar combinado com frutos do mar, mariscos e aves trufadas. De cor amarelo-palha com reflexos dourados, o espumante possui aroma de pão torrado, delicadas fragrâncias de fermentos, frutas cítricas, maçãs, flores do campo e baunilha. Possui sabor elegante, harmônico, cremoso, de bom corpo, aveludado, com notas de mel de acácia e feno maduro.
O Salton Reserva Ouro é elaborado com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Pode ser harmonizado com frutos do mar, sopas e carnes brancas. É um produto brilhante, de tonalidade amarelo-claro, com abundante desprendimento de pequenas borbulhas e espuma persistente, aroma de fermentos, pão torrado e baunilha. O sabor desse espumante é fresco e cremoso.
O Salton Prosecco é elaborado a partir da uva que dá nome ao produto e seu sabor se adequa com sopa de legumes, canapés, carnes brancas e frutos do mar. Brilhante e com coloração clara e esverdeada, possui perfume agradável de flores e frutas, como pera, maçã verde e pêssego. De sabor fresco, é um espumante equilibrado e cremoso.
O Salton Brut mescla as uvas Chardonnay, Riesling, Malvasia, Trebiano e Semillon que originam um paladar que harmoniza com canapés, queijos suaves, peixes, frutos do mar e pastas suaves. Com tonalidade palha e reflexos esverdeados, tem abundante desprendimento de pequenas borbulhas de gás e uma boa formação de espuma, com aroma de flores (como a flor de acácia) e frutas cítricas, além de maçã verde, pão torrado e fermento seco. Seu sabor é fresco e agradável.
O mais adocicado dos espumantes, o Salton Moscatel, fica perfeito com sobremesas, como tortas, saladas de fruta, mousses, pudins, glacê, cremes, biscoitos e sorvetes, mas também forma uma gostosa combinação com pizzas e queijo gorgonzola. Elaborado a partir de uvas Moscato Branco, apresenta aromas de flores brancas, frutos cítricos, maçã, pêssego e gerânio, assim como fragrâncias de melão, banana, abacaxi, marmelo, damasco, pera e mel. Seu sabor é levemente ácido, equilibrado com seu paladar doce e cremoso, deixando muito sabor de fruta na boca.

Nenhum comentário: