quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Inauguração e apresentação de livro nos 20 anos da EVT

Zanus, Vania, Rosemeire e Garrido na inauguração, em Jales 
Fotos Vanderson Queiroz de Melo/EVT

                                          A capa do livro sobre a Niágara Rosada

A Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) da Embrapa Uva e Vinho, localizada em Jales (SP), festejou, quinta-feira passada, dia 19, suas duas décadas de atividade. A inauguração do Laboratório de Recursos Genéticos e Melhoramento da Videira (LRGMV) e a apresentação do livro O cultivo da videira Niágara no Brasil foram os pontos altos da comemoração.
O LRGMV, descreve a supervisora da estação, pesquisadora Rosemeire de Lellis Naves, é dotado de sala de recepção e preparo de amostras, laboratório de caracterização e avaliação da videira, laboratório de conservação de material propagativo e câmara fria. A instalação será mais um suporte para o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, por meio do qual foram lançadas três cultivares desde novembro passado (as variedades BRS Vitória, BRS Magna e BRS Núbia). O investimento no LRGMV foi da ordem de R$ 330 mil, com recursos do programa Agrofuturo.
O livro O cultivo da videira Niágara no Brasil, que tem como editores técnicos o pesquisador da EVT João Dimas Garcia Maia e o pesquisador aposentado da Embrapa Uva e Vinho Umberto Almeida Camargo, tem como foco a cultivar Niágara Rosada. Ela tem se apresentado como uma alternativa em relação às cultivares finas para a produção de uva nas regiões tropicais do Brasil. O que sustenta essa percepção é a menor suscetibilidade da Niágara Rosada às doenças fúngicas e o menor custo de produção, além de atingir preços compensadores no período de entressafra nas regiões vitivinícolas tradicionais, possibilitando melhor renda ao pequeno produtor. Assim, a publicação apresentada quinta-feira contém orientações para implantação de vinhedos, poda, nutrição, controle de pragas e irrigação das videiras, bem como informações históricas acerca da origem e do melhoramento da cultivar Niágara. O livro pode ser adquirido na Livraria Embrapa (em http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/consultaProduto.do?metodo=detalhar&codigoProduto=00052710), por R$ 49,00 + despesas postais.
A comemoração na EVT contou, ainda, com a prestação de homenagens. Receberam placa de ‘Amigo da Embrapa’ o jornalista e diretor do Jornal de Jales, Deonel Rosa Júnior, o diretor-presidente da Rádio Antena 102 FM, Vanderlei Garcia, e o produtor parceiro na validação de cultivares da Embrapa Paulo Siney Higa. A celebração, que também integrou a programação alusiva aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, foi um evento prestigiado. Dele participaram o vice-prefeito de Jales, Pedro Callado, e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pérola Maria Fonseca Cardoso, dentre outras autoridades locais. Pela Embrapa sede, marcou presença a diretora-executiva de Administração e Finanças, Vania Castiglioni. Da sede da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), estiveram na atividade seu chefe-geral, Lucas Garrido, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Mauro Zanus, e uma das coordenadoras – junto de Garcia Maia – do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, pesquisadora Patrícia Ritschel.

A Estação Experimental de Viticultura Tropical, criada a 15 de abril de 1993, conta com uma equipe de 16 pessoas: 4 pesquisadores, 1 analista, 1 técnico agrícola e 10 assistentes. Ao longo da trajetória da Estação, os resultados das pesquisas e atividades nela conduzidas têm contribuído para o desenvolvimento da viticultura tropical, não apenas no Estado de São Paulo, mas também em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, norte do Paraná e Rio de Janeiro, dentre outras regiões.

Nenhum comentário: