quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Impressões da safra 2013 serão compartilhadas por especialistas de seis países

É uma beleza. Mais de 800 pessoas degustando vinhos
Já estou me preparando para estar em Bento Gonçalves, dia 28 deste mês, para participar da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2013. Mais uma vez nos reencontraremos com cerca de 30 jornalistas de todo o País e do Exterior que vão dizer, junto com 16 especialistas e mais de 800 amantes do vinho, quais os destaques da safra deste ano. A jornalista Lucinara Masiero, responsável pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Enologia, organizadora do evento mandou-me os nomes de 13 dos 16 especialista que formarão o painel de comentarista. Um deles será sorteado entre o público presente ao Centro de Eventos de Bento Gonçalves, dia 28.
 As 16 amostras selecionadas por 120 enólogos brasileiros para serem degustadas por 850 apreciadores de vinho durante a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, serão comentadas por um painel de especialistas formado por sommeliers, médicos, jornalistas e enólogos de seis países. As percepções de cada vinho serão compartilhadas com o grande público por representantes da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile e Itália. Os vinhos foram selecionados entre os 30% representativos da safra, ou seja, 93 das 309 amostras. O encontro, que reúne quem elabora de quem degusta, acontece dia 28 de setembro, a partir das 8h30min, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. 
O painel de comentaristas é formado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, que todo ano se preocupa em convidar comentaristas que têm relação com a cultura e promoção do vinho, envolvendo novos nomes em torno do evento. 
Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o caráter educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra, repetindo-se o mesmo procedimento até o final. 
Somente depois da degustação é que são divulgados os vinhos classificados entre os mais representativos da Safra 2013. De um total de 309 amostras inscritas por 63 vinícolas brasileiras, é anunciada uma relação de 93 vinhos (30%), assim como a divulgação das 16 amostras que são degustadas, simultaneamente, por cada participante. O resultado reflete a análise feita por 120 enólogos brasileiros, que degustaram as amostras durante o mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição responsável pela coordenação técnica do evento. 
COMENTARISTAS CONFIRMADOS
1.       Dirceu Scottá – Enólogo do Ano 2012 - Brasil
2.       Roberto Rabachino – Presidente da FISAR Internacional - Itália
3.       Hernán Amenabar – Vice-Presidente da UIOE – Chile
4.       Charlie Tecchio ColonettiChef de cozinha vencedor do Super Chef 2011– Brasil
5.       Maria Hunt – Jornalista da Forbes Travel Guide, Montage Magazine, St. Regis Magazine e Wine & Spirits Magazine – Canadá
6.       Manuel LuzSommelier da Wine.com– Brasil
7.       Christian Burgos Publisher das revistas Adega, Divino Sabores, Tênis e Aero Magazine - Brasil
8.       Richard Barrett – Enólogo e diretor global de vinhos da Schölle – Austrália
9.       Eckhard Supp – Jornalista editor da ENO WorldWine e Effilee – Alemanha
10.   Antonio Cesa Longo – Presidente da AGAS – Brasil
11.   Adilson Carvalhal Junior – Empresário Casa Flora - Brasil
12.   Otavio Berwanger – Médico cardiologista e pesquisador do Instituto Dante Pazzanese – Brasil
13.   Suzana Barelli – Jornalista editora de vinhos da Revista Menu e colunista de vinhos da Revista Isto É – Brasil


Nenhum comentário: