terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cartilhas informativas sobre vinhos, espumantes e suco de uva


Você sabe qual a diferença entre um vinho frisante e um espumante? Quais as informações obrigatórias em um rótulo de vinho? E se suco, néctar e refresco são a mesma coisa? O  Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) produziu três cartilhas que abordam as informações sobre vinhos, espumantes e suco de uva para disseminar os conceitos básicos sobres estes produtos. 
De autoria da assessora jurídica do Ibravin, Kelly Lissandra Bruch, os títulos Nem Tudo o que Fermenta é Vinho, Nem Tudo que Borbulha é Espumante e Nem tudo que tem Uva é Suco compõem a tríade de cartilhas que estão disponíveis no site do instituto (www.ibravin.org.br), na seção Serviços, no link Downloads. Os materiais foram elaborados com linguagem acessível, fotografias e ilustrações para facilitar o entendimento do leitor. 
A autora explica que a concepção da cartilha surgiu devido à necessidade de esclarecer para as pessoas as diferenças entre os produtos, os itens que devem ser observados no rótulo e sanar as dúvidas mais recorrentes dos consumidores. “A ideia foi elaborar um material simples, divertido e descomplicado para que o consumidor possa chegar no mercado e ter uma noção básica sobre o produto que levará para casa”, resume. Kelly acrescenta que profissionais que atuam com aulas e palestras informativas também podem utilizar o material como subsídio. 
O primeiro título, Nem Tudo o que Fermenta Vira Vinho, contém informações sobre o que é o produto, as diferenças entre vinho seco e suave, tinto, branco e rosado e informações sucintas de como são elaborados os mais diversos tipos da bebida. A cartilha ainda mostra os itens que são obrigatórios constar no rótulo e contrarrótulo. Informações sobre frisantes, leves, espumantes, gaseificados, licorosos e sobre as diferenças em relação a outras bebidas alcoólicas fermentadas também integram a cartilha. 
A cartilha Nem Tudo que Borbulha é Espumante traz informações que vão desde os métodos de elaboração (tradicional e o charmat) até as diferenças entre as classificações Brut, Sec e Demi-Sec. O conteúdo ainda aborda sobre as diferentes variedades de espumantes, assim como as singularidades de produtos que podem equivocadamente ser associados à bebida como o filtrado doce e a sidra, por exemplo. 
No material Nem tudo que tem Uva é Suco o leitor fica sabendo sobre as diferenças entre o produto natural, elaborado integralmente com a fruta e outras bebidas que contêm uva. As características dos sucos reconstituídos, naturais ou artificiais, mistos, concentrados e néctar são explicadas. A cartilha mostra ainda o que diferencia refrescos e refrigerantes dos sucos naturais. 
A disponibilização das cartilhas é uma iniciativa conjunta do Ibravin com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: