sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Artesanato de lã e pele de ovinos


Are

 O Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, aprovou a captação de recursos para a confecção da pesquisa e publicação do livro "Artesanato de Lã e Pele de Ovinos no Centro-Oeste", que será executado a partir de setembro de 2013. 
       O objetivo geral do trabalho é registrar e analisar os processos de elaboração, por artesãos do Centro- Oeste, de artesanato feito com subprodutos da ovinocultura – lã e pele - e correlacionando essa produção ao fomento do turismo cultural de base regional e local. 
      Serão documentadas as iniciativas de produção, distribuição e vendas que são desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, e no Distrito Federal, visando entender a diferença entre os diversos modelos de organização da produção do artesanato feito a partir de lã e de pele de ovinos. Assim, será possível determinar os fatores relacionados ao sucesso e às dificuldades de cada uma das iniciativas estudadas. 
    Os autores são pesquisadores e consultores com experiência na área de Turismo, Desenvolvimento Local e Ovinocultura, e que atuam no cerrado brasileiro. Entre eles, estão André Sorio, Carolina Palhares, Fernando Miranda Junior, Fernando Reis, Lucas Rasi, Milton Mariani, Thiago Gomes, entre outros. 
     Serão publicados 2 mil exemplares do livro resultante do estudo, dos quais 1 mil exemplares serão distribuídos de forma gratuita à bibliotecas públicas -  de escolas técnicas, de universidades, de institutos federais e do programa Arca das Letras -  e também aos membros da cadeia produtiva da ovinocultura do Brasil, assim como para órgãos de cultura e turismo do Centro-Oeste. 
   Pessoas físicas e empresas podem ajudar. As doações para o projeto podem ser abatidas integralmente do Imposto de Renda, como forma de incentivo. Quem quiser doar, deve entrar em contato através do email artesanato.laepele@hotmail.com, que receberá as instruções e procedimento. Toda a ajuda será benvinda e importante para a concretização deste projeto.
Quem acha que pode ajudar, deve conversar com o Sório: (61) 9928 3870.


Nenhum comentário: