domingo, 25 de agosto de 2013

Durante o Circuito Brasileiro de Degustação em São Paulo, houve o espetáculo De vida e vinho

Um dos primeiros livros de poemas do Brasil a falar exclusivamente sobre vinhos é a temática da obra De Vinho e Vida, do publicitário, poeta, compositor e escritor Gilberto Carvalho. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com patrocínio exclusivo das vinícolas Perini, Garibaldi e São João, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, o livro foi transformado em espetáculo cênico-musical. O show desembarcou na capital paulista dentro da programação do Circuito Brasileiro de Degustação, com apresentação única nas quinta-feira, 22 de agosto. A obra traz poemas que falam de amores, trabalhos, sonhos e conquistas, culinária, amizades e família, sempre com o vinho como pano de fundo. “A base de tudo é o vinho. O livro é uma coletânea do vinho presente nas mais diversas situações da vida”, afirma o autor. Com textos em português e espanhol, a capa e as ilustrações são da artista plástica Graça Tirelli, texto de apresentação do romancista Alcy Cheuiche, além de comentários do jornalista, escritor e expert em vinhos Danilo Ucha. A obra traz ainda um CD encartado, onde 14 poemas são recitados pelo próprio autor, acompanhado pelo quarteto Os Polifenóis. Para Carvalho, o projeto que transformou o livro em espetáculo é pioneiro em ações que são realizadas tradicionalmente fora do Brasil. “Esse espetáculo alia o vinho à arte e sem dúvidas abrirá portas para outros artistas do país nesse sentido. É precursor na forma de mostrar como a bebida, a música e a poesia estão interligadas. Isso acontece muito lá fora, em recitais”, comenta. 

 O show que apresentado no Circuito é composto por momentos onde o autor recita alguns poemas, acompanhado do quarteto de cordas, e momentos onde algumas das histórias viram música na voz da cantora Adriana Deffenti. Após, haverá sessão de autógrafos e roda de conversa regada aos melhores vinhos, sucos e espumantes brasileiros. “Tudo é feito para quem gosta de vinho e valoriza a arte. Sempre enxerguei o vinho como o elemento de companhia do homem, o mais antigo companheiro dele. A própria história diz que, após embarcar os animais na arca, Noé carregou sementes de videira, que viraram a bebida”, conta. 
 O livro De Vinho e Vida foi lançado na Europa, com roteiro que iniciou nos Açores e se estendeu por várias capitais do Velho Continente, levando a obra à comunidade brasileira em terras estrangeiras. No Brasil, teve seu lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre de 2011. O espetáculo encerra sua turnê pelo país no final de setembro, tendo passado por sete capitais (Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, São Paulo e Porto Alegre) e por outras cinco cidades do Rio Grande do Sul (Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria). 


Nenhum comentário: