sexta-feira, 5 de julho de 2013

Reserva Especial 2009 Larentis chega ao mercado



                                                   Reserva Especial Cabernet Sauvignon


                                                             Reserva Especial Merlot

Após oito meses de envelhecimento em barricas de carvalho e um período de descanso na cave, chegou ao mercado os vinhos Reserva Especial Merlot e Cabernet Sauvignon 2009 da Vinícola Larentis. Em 12 anos, esta é a 5ª edição de reservas especiais apresentada pela vinícola do Vale dos Vinhedos, que aposta exclusivamente em safras particulares para lançar pequenas partilhas como esta. São apenas duas mil garrafas numeradas de cada variedade.
Safras acima da média resultam nos vinhos elaborados pela Família Larentis, que escolhe os melhores lotes da propriedade para produção de uvas de qualidade. As condições climáticas também são decisivas e interferem diretamente nos vinhos. “Foi o que aconteceu com o Tannat e o Malbec da safra 2012. Agora apresentamos o Merlot e o Cabernet Sauvignon, porém da safra 2009”, conta o enólogo André Larentis. Ele lembra que a variedade Merlot – uva emblemática do Vale dos Vinhedos - é trabalhada há muito tempo na vinícola, que possui vinhedos com mais de 25 anos, comprovando a boa adaptação e também a experiência da Larentis em conduzir o processo de elaboração deste tipo de vinho.
O Reserva Especial Merlot 2009 e o Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2009 foram elaborados a partir de cuidados que vêm desde a plantação, onde se mantém uma qualidade superior da uva não ultrapassando a produção de dois quilos por planta. Após o envelhecimento e o descanso, a bebida está sendo comercializada por R$ 35 à garrafa.
Reserva Especial Merlot
- Graduação Alcoólica: 12,9% vol.
- Elaboração: Vinhos elaborados somente em safras propícias para a elaboração de vinhos longevos. Seleção das uvas manualmente nos melhores vinhedos da Família Larentis. Elaboração tradicional com controle de temperatura durante a fermentação e maceração prolongada. Realizou a fermentação malolática.
- Características Organolépticas: Cor rubi violáceo intenso, com aromas de frutas maduras, pimentão doce e violeta. Paladar equilibrado, macio e generoso.
- Harmonizações: Carnes vermelhas, massas com molhos condimentados, queijos tipo Brie e Camembert.
Reserva Especial Cabernet Sauvignon
- Graduação Alcoólica: 13,1% vol.
- Elaboração: Vinho elaborado somente em safras propícias para a elaboração de vinhos longevos. Seleção das uvas manualmente nos melhores vinhedos da Família Larentis. Elaboração tradicional com controle de temperatura durante a fermentação e maceração prolongada. Realizou a fermentação malolática.
- Características Organolépticas: Cor rubi intenso. Apresenta intensos aromas de cassis, especiarias como noz moscada e pimenta preta, passas e ameixa seca. É um vinho encorpado, com bom equilíbrio e persistência na boca.
- Harmonizações: Carnes vermelhas assadas e grelhadas, caças, molhos fortes e queijos maduros.
Em companhia de alguns amigos, como Alvaro Cesar Galvão, Andréia Debon, Emerson Haas, Horst Kissmann, José Francisco Pinto, o chef José Luiz de Souza, Daniel Arraspide, Liana Sabo, Marcos Kimura, Oscar Daudt e Sérgio Inglez de Souza, tudo gente boa, bebemos alguns destes vinhos do André Larentis, ainda nas barricas. E eles mostravam que seriam muito bons. Agora, chegou a hora de comprovar efetivamente sua evolução na garrafa.

Nenhum comentário: