quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um dia de poda na Larentis


Membro da família Larentis, seu Cilo, realiza a poda, processo importante para garantir a qualidade da uva
                                A época de dormência da parreira é o momento da poda
                                Fotos de André Larentis

Depois do sucesso durante a vindima com o Piquenique nos Vinhedos a Vinícola Larentis, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul lança mais uma ação voltada para o enoturismo. Um dia de poda na Larentis é a novidade para este inverno com programação para os dias 3 e 17 de agosto, integrando o calendário turístico da vinícola para o período.
O evento, que acontece na estação mais fria do ano, promete uma recepção calorosa, às 9h30min com café colonial e fogueira para aquecer os participantes. Uma palestra, de aproximadamente 30 minutos, tratará sobre o segredo da poda na qualidade dos grandes vinhos, trazendo informações e curiosidades a respeito da produção vitivinícola. “A programação visa aproximar o consumidor do processo de produção da uva e elaboração do vinho”, afirma o enólogo André Larentis, lembrando que as vagas são limitadas para 20 pessoas.
Após a teoria e algumas instruções, haverá o momento principal: a poda, na prática. Com tesoura na mão, os turistas vão participar da atividade que se repete todos os anos, durante cerca de um mês. O processo é uma forma de regularizar e harmonizar a produção da uva, melhorando assim a qualidade do vinho elaborado a partir dela. A qualidade dos vinhos e espumantes Larentis inicia ainda no vinhedo, com o controle da produção e a poda é uma importante etapa O encontro encerra com uma visitação e degustação de vinhos e espumantes Larentis.
Em um lote privilegiado do Vale dos Vinhedos estão localizados os 18 hectares de vinhedos próprios da Vinícola Larentis, onde são cultivadas as videiras, que originam as particularidades produzidas pela vinícola. Com estrutura de tanques de aço inoxidável, barris de carvalho norte-americano, equipamentos de última geração, profissionais qualificados na área enológica e enoturística, a vinícola é totalmente gerenciada pela família, elaborando uma quantidade limitada de vinhos de qualidade superior. A poda com os visitantes será das 9h30min às 12h30min, com custo de R$ 50,00 por pessoa. Informações e reservas: 54 3453-6469/ larentis@larentis.com.br

Nenhum comentário: