sexta-feira, 24 de maio de 2013

Valduga Gallery Wines em Porto Alegre


                               Jones Valduga, diretor da Domno
                               Manoel Marques/D/JN

Os rótulos premiados de três empresas do mesmo grupo – Casa Valduga, Domno e Casa Madeira – desfilarão em oito ilhas de degustação no Plaza São Rafael em Porto Alegre. Já confirmei que estarei lá, conferindo, ao lado dos meus amigos Juarez e João Valduga, as delícias da Casa Madeira – quero provar, especialmente, o azeite elaborado pelo Juarez Valguga -, os grandes espumantes do João Valduga, os tintos e os brancos, inclusive alguns importados pelo Jones Valduga. Estou me reservando para provar novamente o Raízes, lá da minha terra, na Campanha gaúcha.
Um dos mais tradicionais endereços de Porto Alegre foi o escolhido para receber a primeira edição da Valduga Gallery Wines em solo gaúcho na próxima terça-feira (28). O requinte do hotel Plaza São Rafael, no centro histórico, será palco do evento em que um seleto grupo de convidados terá a oportunidade de apreciar a elite dos rótulos elaborados pelas três empresas do Grupo Família Valduga – Casa Madeira, Casa Valduga e Domno.
Mais de 80 rótulos distribuídos em oito ilhas de degustação serão apresentados das 15h às 22h. Antes, às 12h, está previsto um almoço para imprensa e formadores de opinião. Cada ilha terá pelo menos um ícone do catálogo como destaque de cada uma das três empresas – Casa Valduga, Domno e Casa Madeira. “Teremos atrações para todos os gostos, especialmente os mais sofisticados”, afirma o enólogo João Valduga, um dos proprietários do grupo.
Na seleção de espumantes da Casa Valduga, por exemplo, desponta aquele que é tido por muitos especialistas como a joia entre os rótulos brasileiros – o champenoise Maria Valduga, elaborado a partir da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos e evoluído por quatro anos em cave subterrânea. Os vinhos da Valduga estarão dispostos em três ilhas, correspondendo aos terroirs da vinícola em solo brasileiro, o Vale dos Vinhedos (Leopoldina), a Serra do Sudeste (Identidade) e a Campanha Gaúcha (Raízes). E é naquela que representa o Vale dos Vinhedos que está um raro exemplar de rótulo nacional com Denominação de Origem (DO) certificada, o vinho branco Leopoldina Gran Chardonnay.
Especializada na elaboração de espumantes e na importação de vinhos de qualidade e prestígio internacional, a Domno também mostrará suas credenciais em três ilhas. Uma é dedicada aos espumantes produzidos em solo nacional pelo método charmat, das marcas Alto Vale e Ponto Nero. Outra, aos vinhos consagrados do Velho Mundo (França, Portugal, Itália e Espanha). E, para chancelar a identificação da terceira ilha, dedicada aos vizinhos Chile e Argentina, estará lá o Vistalba Corte A, eleito Melhor Vinho Tinto do Novo Mundo na última Expovinis, maior feira vinícola das Américas.
Os entusiastas e curiosos da alta gastronomia e da culinária gourmet, por sua vez, terão muito com que ocupar os paladares na ilha exclusiva da Casa Madeira. Só na família de geleias são quatro linhas: Gourmet, Original, Tradicional e Sugar Free, entre sabores como damasco, pimenta, caipirinha (sem álcool), ameixa seca com gengibre e anis estrelado, frutas vermelhas, amora e morango. Cada rótulo concentra 50% de pura fruta em sua composição. A delicatessen do Vale dos Vinhedos também resgata uma iguaria dos antepassados da Família Valduga para se mostrar referência no mercado nacional de antepastos com os sabores Italiano, Berinjela e Pimentões.
Os sucos de uva 100% da Casa Madeira merecem atenção especial. Degustadores mais apurados encontrarão versões branca e rosé do derivado da uva sem álcool, nos varietais Moscato e Cabernet Sauvignon. E a alternativa de bem-estar se apresenta com o suco de uva 100%, elaborado sem adição de açúcar, conservantes ou água. A concentração de 1,7 quilo de uva por litro de suco mantém preservadas as propriedades da uva como antioxidante – agente que combate a ação dos radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento.
Esta será a terceira edição do Valduga Gallery Wine em nível nacional. A primeira foi realizada no ano passado em Salvador. Este ano, São Paulo recebeu o evento em abril, atraindo alguns dos melhores degustadores do país, formadores de opinião e nomes de destaque da sociedade paulistana para a sede do Iate Clube de Santos. Com menu e decoração assinados pelo chef Marcelo Sampaio, os convidados puderam selecionar as melhores harmonizações entre cinco ilhas de degustação com os timbres Casa Valduga e Casa Madeira. Agora chegou a vez de Porto Alegre.
Tomo a liberdade de sugerir algumas degustações obrigatórias: o Maria Valduga, o Brut 130 e os espumantes das linhas Gran Reserva, Reserva e Arte. O novo Identidade Pinot Noir, elaborado 100% com uvas provenientes do terroir da Serra do Sudeste Gaúcho, cuidadas especialmente pelo Juarez Valduga, em Encruzilhada do Sul. De coloração vermelho-rubi intensa, este vinho possui um bouquet complexo que remete a frutas maduras como cereja e morango e aromas de anis, marmelo e tabaco. Seu paladar apresenta taninos leves e final longo e marcante.



Nenhum comentário: