segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ovinocultura será atração na Feicorte 2 013

                                 A Dorper é uma raça de origem sul-africana
                                 D/JN

Quem visitou a última edição da Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), em 2012, certamente se deparou com uma grande quantidade de baias com carneiros e ovelhas, logo na entrada do recinto. À primeira vista fica a impressão de que os criadores de ovinos erraram a exposição, mas a verdade é que estão em busca de novos negócios. Este ano não será diferente e a criação de ovinos será uma das principais atrações da feira, com a realização da Feinco Preview, que ocorre entre os dias 17 a 21 de junho.
A promoção é do Agrocentro Feiras & Eventos e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper), com organização de André Assumpção e MGM Assessoria. A programação está em finalização, mas já ficou acertado a realização de leilões, cursos, palestras, julgamentos e um muito esperado concurso de carcaças, o primeiro em uma grande exposição, iniciativa que já movimenta criadores em várias regiões, especialmente em São Paulo. Outro destaque será o lançamento do selo de qualidade para cortes provenientes de cruza Dorper e também o Espaço Gourmet, que terá um time de chefs que promete surpreender. "Criamos a Feinco Preview para manter a marca forte da Feinco no mercado. Será uma grande vitrine de um mercado em franco crescimento, realizada em um formato inédito e com excelentes oportunidades de negócios", explica Décio Ribeiro do Santos, diretor do Agrocentro.
Uma grande aposta está no próprio público da Feicorte, que recebe milhares de pecuaristas a cada edição. Isso porque o consórcio entre bovinos e ovinos tornou-se uma prática quase comum em muitas fazendas. Ainda são poucos os pecuaristas que enxergam a ovinocultura como uma atividade lucrativa, mas este cenário vem se transformando aos poucos. "Ovinos consomem a mesma comida, o mesmo sal e também são ruminantes como os bovinos, mas exigem um pouco mais de cuidado no manejo. Basta apenas que o pecuarista se profissionalize um pouco mais e saiba identificar suas exigências", avalia Paulo Franzine, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper).
Para servir o mercado de boa genética, a Feinco Preview terá três leilões com ofertas diversificadas, que vão desde carneiros e ovelhas comerciais até embriões e borregos nascidos de acasalamentos consagrados nas raças Dorper e White Dorper. O primeiro será o Leilão Ouro Dorper Campo Verde, no dia 19 de junho, às 21 horas, com transmissão pelo Canal Terraviva. No dia seguinte, às 19 horas, a ABCDorper venderá 25 lotes no Leilão "Pró-Associação", que ocorre no Rubayat. No último dia de exposição, o Leilão Fêmeas e Reprodutores Comerciais dará oportunidade para quem está começando na ovinocultura ou precisa aumentar seu rebanho.
As duas raças sul-africanas também terão grande representação no julgamento, com cerca de 500 animais. Para coroar a liderança na ovinocultura, a ABCDorper traz para o Brasil Dan Bosman e Phillip Strauss, dois especialistas de renome internacional na ovinocultura. Dan e Phillip promoverão cursos profissionalizantes na Feinco Preview, onde vão abordar as verdadeiras potencialidades das duas raças, além de ficarem responsáveis pelos julgamentos em parceria com um jurado brasileiro, escolhido por votação dos associados da ABCDorper. "Esse conhecimento ainda está concentrado na ponta da cadeia e precisa ser democratizado. O Dorper e o White Dorper foram desenvolvidos na África do Sul para produzir carne e uma coisa que ainda pecamos aqui no Brasil é que ainda não definimos um padrão genético pleno para esse propósito. Valorizamos muito a beleza, a estrutura corpórea, tamanho e peso, mas é preciso estabelecer uma régua de DEPs que comprove o grau de produtividade dos animais", avalia Franzine.

Nenhum comentário: