sexta-feira, 17 de maio de 2013

O luxo, enfim, engarrafado


Sentidos apostos. É hora de apreciar a exclusividade do Luiz Argenta Merlot e do Luiz Argenta Cabernet Sauvignon, ambos da Safra 2009, - primeiros lançamentos especiais do ano na linha mais alta da vinícola. Com nome e sobrenome, estes vinhos representam todo esforço e dedicação da vinícola na elaboração de vinhos nobres a partir de safras excepcionais. Cada lote chega com 4 mil garrafas apenas, uma partilha extremamente limitada que nasceu do acompanhamento diário do enólogo. É um convite ao prazer, que já pode ser apreciado na taça.
O calendário de lançamentos na Luiz Argenta é constante e em linhas distintas. A cena se repete, porém agora com muito mais requinte. Afinal, abrir uma garrafa que, além de seu design diferenciado, ainda reúne o resultado da seleção dos melhores grãos de uma safra extraordinária, é, no mínimo, um momento que merece ser desfrutado por quem aprecia um bom vinho. Por falar nisso, o Gelso Furlin, da Teevo, comentou a importância dos bons vinhos da Luiz Argenta. Disse-me que está louco de vontade de conhecer a vinícola de Flores da Cunha.
Totalmente repaginada, a linha chega com nova identidade visual, garrafas italianas sofisticadas e, principalmente, vinhos únicos, estruturados, evoluídos. É justamente por isso, que a marca Luiz Argenta é conferida aos vinhos mais refinados da vinícola, além de homenagear o patriarca da família. Focada no mercado de luxo, a Luiz Argenta Vinhos e Espumantes reserva, ainda para este ano, o lançamento de outros produtos na mesma linha, todos com lotes limitados que vão de 100 a 4 mil garrafas. Ainda está por vir um vinho elaborado pelo método dos amarones italianos, um espumante de 36 meses, um brandy e um passito.
A Luiz Argenta Vinhos e Espumantes divide sua produção em três linhas, cada uma com características únicas. A LA Jovem apresenta design arrojado esbanjando jovialidade e leveza a partir de vinhos mais descontraídos; a LA que traz vinhos de aromas e sabores incomparáveis e a Luiz Argenta que indica os vinhos mais sofisticados, elaborados a partir de safras excepcionais.Os vinhos e espumantes da Luiz Argenta, considerada uma das mais belas do mundo, podem ser encontrados na loja física da vinícola, na boutique virtual com entrega em casa, na boutique Luiz Argenta de Gramado ou nas principais lojas especializadas do país. O serviço Wine Delivery permite atender apreciadores da bebida de qualquer parte do país. Basta acessar www.boutiqueluizargenta.com.br e fazer o pedido. A Vinícola Luiz Argenta integra o roteiro da Altos Montes, em Flores da Cunha, um dos mais importantes roteiros enoturísticos do Brasil e que já ostenta o reconhecimento de uma Indicação Geográfica conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
LUIZ ARGENTA MERLOT SAFRA 2009
Vinhedos: Flores da Cunha – Serra Gaúcha - Região dos Altos Montes
Composição de Castas: 100% Merlot
Graduação Alcoolica: 13,5%
Maturação: 12 meses de barrica de carvalho francês.
Este vinho foi elaborado com uma seleção especial de uvas da safra excepcional de 2009 - uvas com produção limitada de 1Kg por planta. Depois de colhidas, as uvas e bagas passaram por um processo de seleção, dando início à vinificação e permanecendo em maceração por aproximadamente 15 dias com temperatura controlada em 26ºC. Após a fermentação, o vinho foi maturado em barricas de carvalho francês por 12 meses, para depois ser submetido ao processo de engarrafamento. Sua maturação foi finalizada na cave da vinícola por mais um ano na garrafa com temperatura e umidade controladas.
Análise Visual – Vermelho granada intenso e brilhante.Análise Olfativa – Aromas complexos que lembram, principalmente, geleia de amora, menta e ameixa seca, além dos aromas de especiarias característicos do carvalho.
Análise Gustativa - É um vinho muito estruturado, que apresenta um excelente volume de boca, e grande corpo. Apresenta ataque inicial doce, com taninos perfeitamente evoluídos e equilibrados. Os aromas percebidos no olfato podem ser facilmente identificados no retro gosto.
Serviço – 16ºC a 18ºC.
Harmonização – Molhos vermelhos, queijos maduros e carnes de caça, cordeiro e carnes vermelhas em geral.
LUIZ ARGENTA CABERNET SAUVIGNON SAFRA 2005
Vinhedos: Flores da Cunha – Serra Gaúcha - Região dos Altos Montes
Composição de Castas: 100% Cabernet Sauvignon
Graduação Alcoolica: 13,5%
Maturação: 12 meses de barrica de carvalho francês
Este vinho foi elaborado com uma seleção especial de uvas da safra excepcional de 2009 - uvas com produção limitada de 1 Kg por planta. Depois de colhidas, as uvas e bagas passaram por um processo de seleção dando início à vinificação. A maceração se estendeu por, aproximadamente, 15 dias com temperatura controlada em 26ºC. Fermentado, o vinho foi maturado em barricas de carvalho francês por 12 meses. Somente depois o vinho foi submetido ao processo de engarrafamento. Sua maturação foi finalizada na cave da vinícola durante 1 ano em garrafa com temperatura e umidade controladas.
Análise Visual – Vermelho granada intenso.
Análise Olfativa – Aromas delicados e harmônicos, muito intensos, que lembram frutas vermelhas, compotas, especiarias, chocolate e café tostado. Características que mostram uma perfeita maturação em carvalho francês.
Análise Gustativa - Vinho muito estruturado, e ótimo volume de boca. Taninos evoluídos. Possui uma acidez equilibrada e uma elevada persistência gustativa. Os aromas percebidos no olfato podem ser facilmente identificados no retro gosto.
Serviço – 16ºC a 18ºC.
Harmonização – Molhos a base de trufas, queijos maduros e carnes vermelhas exóticas.









Nenhum comentário: