sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dez vinícolas brasileiras em Londres


                         Ibravin - Estande do Wines of Brasil na edição 2012 da London Wine Fair
                         Foto- Ana Paula Kleinowski/Ibravin/D/JN


London Wine Fair é o próximo destino do Wines of Brasil
Em maio, 10 vinícolas participarão da maior feira do segmento no Reino Unido, mercado que ampliou em 18% as importações de vinho brasileiro no ano passado. O mês ainda abrigará atividades na Holanda, Dinamarca e Noruega.Os vinhos brasileiros desembarcam este mês na maior feira do gênero em Londres, na Inglaterra. A London Wine Fair (Feira Internacional de Vinhos de Londres) ocorre entre os dias 20 e 22 de maio no Excel London, na capital inglesa. O país, quarto maior importador de vinhos finos brasileiros, é considerado um destino comercial estratégico. No ano passado, o Reino Unido ampliou em 18% as aquisições do rótulos made in Brasil.O Wines of Brasil é um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para promoção dos vinhos finos no exterior em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A participação do projeto na feira do Reino Unido conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul (SDPI/RS).Estarão presentes 10 empresas, sendo nove vinícolas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e uma do Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro. As representantes brasileiras em Londres são a Aurora, Lídio Carraro, Casa Valduga, Domno, Dunamis, Miolo, Seival Estate, ViniBrasil, Salton e Pizzato. A vinícola Basso também marcará presença no evento, participando por meio de importador.O estande do Wines of Brasil estará alinhado ao conceito previsto no planejamento Mega Eventos, aproveitando a temática do futebol em virtude da realização no Brasil da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014. Para interagir com os visitantes e deixá-los no clima dos torneios, um jogo interativo possibilitará a quem estiver no estande marcar gols em um aplicativo para iPad conectado a uma TV, instalados no local. Os gols marcados renderão pontos e, os vencedores da brincadeira receberão camisetas pela participação.Para a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, a feira é uma ótima oportunidade para mostrar a força e a qualidade dos vinhos do Brasil. Esta é a nona participação consecutiva do Wines of Brasil no evento. “A London Wine Fair é uma das feiras mais tradicionais que participamos e a Inglaterra é um dos grandes mercados do vinho brasileiro”, comenta.Assim como nas demais feiras internacionais, o estande brasileiro na London Wine Fair contará com uma mesa temática, a Discovery Table, para que os participantes possam degustar os produtos das diferentes vinícolas, além de conhecerem as tendências mundiais. De acordo com Ana Paula Kleinowski, analista de promoções do Ibravin, o objetivo é proporcionar aos visitantes um panorama dos melhores vinhos do Brasil. “Os vinhos escolhidos são tendências no mundo todo e, como as pessoas as vezes não tem muito tempo para uma degustação mais completa, eles são disponibilizados em uma mesa especial que permite prová-los de uma maneira mais informal”, explica.Entenda a Discovery Table: Sparkling Celebration: espumantes elaborados pelo método tradicional ou charmat, podendo ser rosés, brut, extra-brut ou nature.Moscato Champion: o moscatel é tendência forte no mundo e essa categoria contempla vinhos feitos com a uva moscato, podendo ser varietais tranquilos ou espumantes.Kick Back with Less Alcohol: vinhos tranquilos, varietais ou assemblages, tintos, brancos, roses, até 12,5% de álcool. A London Wine FairCerca de 15 mil visitantes do Reino Unido e de diversas partes do mundo visitam a London Wine Fair anualmente. O encontro é uma oportunidade de compra e venda dos produtos, bem como um local para conhecer os novos vinhos que estão disponíveis no mercado e pesquisar as tendências do setor. Participam sommeliers, importadores, comerciantes, produtos e demais interessados na bebida. O mercado do Reino UnidoO Reino Unido é o 4º país no ranking das exportações das empresas do Wines of Brasil, sendo que as exportações das empresas associadas ao projeto representaram 99,7% das exportações totais de vinhos do Brasil para o país em 2012. No ano passado as exportações para o Reino Unido aumentaram 18% em volume, passando de 79,6 mil litros em 2011, para 94,6 mil litros em 2012. Em termos de valor, foi registrado crescimento de 15%, totalizando US$ 400,6 mil. Em 2011, as vendas foram de US$ 347,5 mil. Já o preço médio por litro se manteve praticamente estável, com valor de USD 4,23. Atividades paralelas em três paísesAlém da London Wine Fair, os vinhos do Brasil estarão em evidência em outros três países da Europa no mês de maio. Os eventos ocorrem na Holanda, Dinamarca e Noruega, com degustações, rodadas de negócios e Master Classes.HolandaO evento ocorre no dia 17 de maio na Arena Amsterdam, junto com o Brazilian Network Day e mais de 500 pessoas já estão confirmadas. As ações são organizadas pela Prefeitura de Amsterdam da cidade em conjunto com a Embaixada Brasileira na Holanda. Além das mesas de degustação de cada vinícola, acontecerão duas Master Classes para o público geral, com 50 vagas cada, ministradas pelo jornalista e sommelier Chris Alblas. As vinícolas participantes são Aurora, Casa Valduga, Salton, Miolo, Domno e Lídio Carraro. Os vinhos que serão apresentados na Master Class são os brancos Miolo Cuvve Giuseppe Chardonnay e Aurora Reserva Chardonnay 2012, e os tintos Miolo Lote 43, Aurora Reserva Cabernet Sauvignon 2011, Salton Intenso Tannat 2012, Casa Valduga Cabernet Franc, Agnus Merlot by Lidio Carraro 2011, Lidio Carraro Elos Cabernet Sauvignon/Malbec 2008. Os espumantes serão Casa Valduga Espumante 130, Salton Intenso Brut Champenoise e Domno Brut Rosé.Em 2012, o valor exportado para a Holanda registrou alta de 37% sobre o ano anterior, totalizando US$ 565,1 mil, e colocando o país no 3o lugar no ranking de destinos dos vinhos brasileiros.Dinamarca
Rodada de negócios e Walk Aroung Tastingserão os principais momentos do evento que ocorre no dia 23 de maio no Hotel Phoenix, em Copenhagen. Este será o primeiro ano que o Wines of Brasil realiza um evento no país e a demanda surgiu por parte das vinícolas, que entendem que este é um mercado em potencial. NO período da manhã, acontecerão rodadas de negócios com as vinícolas Miolo, Casa Valduga, Domno, Lidio Carraro e Salton. Já a tarde está reservada para o Walk Aroung Tasting, com degustação dos produtos das vinícolas Aurora, Miolo, Casa Valduga, Domno, Lidio Carraro e Salton.Noruega 
Já no dia 24 de maio, a ação será realizada em Oslo, capital da Noruega, em parceria com a Embaixada do Brasil na cidade e o importador Oddbjørn Furvann, que representa cinco vinícolas brasileiras no país. O Wines of Brasil participa de um evento destinado a aproximação com os jornalistas do país e os compradores. Serão momentos distintos voltados para públicos específicos: jornalistas, compradores e mercado em geral. O encontro será na residência do Embaixador em Oslo e participam as vinícolas Casa Valduga, Basso Vinhos e Espumantes e Lidio Carraro.

Nenhum comentário: